Vereador cobra passe-livre para estudantes: “É um dever constitucional”

Quem assistiu aqueles filmes ambientados nos Estados Unidos, provavelmente, já viu a esta cena: jovens estudantes na esquina de suas casas, esperando o ônibus chegar e os levar para o colégio. Pois é, justamente, essa a realizada que o vereador do PSOL, Marcos Antônio, quer para o transporte coletivo em Natal. Afinal, nas próximas semanas ele deve ingressar com um projeto de Lei na Câmara Municipal de Natal que institui o passe-livre no transporte coletivo da capital para aqueles alunos que estiverem vestidos com o uniforme do colégio. Além de uma forma para acabar com o protesto dos estudantes com os aumentos de passagem de ônibus, o passe-livre seria também o cumprimento de um dever constitucional do poder público.
E se dizendo, realmente, inspirado na realidade americana, o vereador “de esquerda” afirmou em contato com o portalnoar.com que o projeto vai garantir que os estudantes possam pegar os ônibus em locais próximos as suas casas e ir para o colégio. Ao final da aula, pegariam o mesmo veículo e retornariam para suas residências. Tanto o transporte, quanto a formulação de rotas e destinos seriam responsabilidade da Prefeitura de Natal.
Por isso, inclusive, Marcos Antônio não está nenhum pouco preocupado com a forma de viabilizar a proposta financeiramente. “Quem vai pagar (pelo o passe-livre)? Eu não estou preocupado com quem vai pagar pelo passe-livre. É um dever do poder público. Está lá na Constituição, que a edução é um dever de todos e uma obrigação do Estado. A concessão dada ao transporte público faz com que a gente pense na necessidade de lucro, mas a realidade é que é dever. O poder público tem que dar condição dos estudantes terem acesso à educação”, afirmou.
De qualquer forma, Marcos Antônio contou que a Prefeitura pode tomar dois caminhos para a realização desse projeto: “A primeira é comprar uma frota e manter esse trabalho, contratando pessoal, que seria o melhor modelo. E a outra é contratar uma empresa especializada para isso”. O projeto ainda não tem data para ser apresentado à Câmara Municipal.
Questionado se acredita que o projeto poderá ser aprovado na Câmara Municipal de Natal, Marcos Antônio afirmou que ele vai, pelo menos, “provocar um bom debate na Casa Legislativa”. É importante lembrar que os “colegas” de esquerda do parlamentar, Sandro Pimentel (PSOL) e Amanda Gurgel (PSTU) também tem ideias diferentes – e polêmicas – para a discussão sobre o transporte coletivo. Pimentel propõe a gratuidade para o transporte e Amanda Gurgel a criação de uma empresa pública de ônibus.
Fonte: Portal No Ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo