Prefeituras criticam Estado e criam consórcio para disciplinar transporte

As prefeituras dos municípios da Grande Natal cansaram de esperar a gerência do Governo do Estado para disciplinar o transporte da Grande Natal e partiram para ação.  Decidiram criar  o Consócio Público dos Órgãos de Trânsito da Grande Natal para debater e encontrar soluções para os problemas comuns na área.
“Onde está o Departamento de Estrada de Rodagens (DER) nessa questão”? Era uma das principais pergunta que secretários de transporte dos municípios de Natal Extremoz, Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim faziam hoje durante uma reunião realizada na Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
“Estamos aqui para discutir as deficiências e falta de ingerência do Estado na coordenação das linhas intermunicipais que ligam essas cidades a Natal e vem causando problemas no trânsito da capital”, afirma o secretário de Transporte de São Gonçalo do Amarante, Paulo Roberto Castro.
A solução apontada é a criação de um consórcio formado pelos munícipios que apontaria opções  para a diminuição da quantidade ônibus alternativos, transportes clandestinos, ônibus escolares que vêm e Natal e inflam o tráfego da capital. “Nos reunimos aqui para debater uma agenda de ações que inclui um protocolo de intenções com a participação das prefeituras, das câmaras dos vereadores e o caminhos jurídicos necessários”, informou a secretária da Semob, Elequicina dos Santos. Segundo ela, essa associação de prefeituras próximas para administração de problemas comuns é uma idéia adotada em capitais como Goiana e Recife. “ Estamos reunido nossas equipes técnicas para uma inciativa pioneira no RN”.
Uma das primeiras ideias do novo consorcio seria a criação de terminais de integração em áreas limítrofes para que os usuários das cidades do interior pudesse usar ônibus da capital , o que diminuiria os problemas de transito da cidade.
A agenda do consórcio terá que trazer o Governo do Estado e os empresários do setor para o transporte,. “É o estado que terá que fazer essa coordenação, mas  nos esmos nos antecipando”, disse a secretária.
Fonte: Portal No Ar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo