Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: Começando a semana, no dia 09, a capital do oeste foi destaque no UNIBUS RN. Em Mossoró, a Prefeitura anunciou que não pretende rever o reajuste das tarifas na cidade, ocorrido no início do ano, por conta da desoneração de impostos anunciada pelo Governo Federal. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já o nosso destaque nacional se voltou para Fortaleza. Na capital cearense, as negociações entre empresários e operadores do transporte público ganharam contornos de tensão com o anúncio, por parte dos motoristas e cobradores, de que pretendem entrar em greve caso as negociações não avancem. Clique AQUI para conferir mais detalhes.
Segunda-feira: No dia 10, mostramos a situação degradante que os passageiros estão enfrentando ao esperar seus ônibus em Natal. O UNIBUS RN destacou a situação precária de muitas paradas de ônibus em Natal. Enquanto algumas possuem as estruturas de abrigo deterioradas, outras nem possuem o equipamento – deixando o passageiro a mercê do sol e da chuva. O texto completo pode ser lido AQUI.
Também foi destaque na segunda-feira, em nível nacional, a divulgação dos dados de fabricação de novos ônibus no Brasil desde o começo do ano. Segundo a ANFAVEA, associação que representa os fabricantes de veículos, a produção de ônibus cresceu, de janeiro a maio, cerca de 40% em relação ao mesmo período de 2012. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Terça-feira: No dia 11, voltamos a falar do aguardado processo de licitação do transporte público natalense. Desta vez, demos destaque para a remarcação da data prevista pela prefeitura para o envio da lei autorizativa para a Câmara iniciar o processo. Inicialmente prevista para o dia 1º, o envio foi remarcado para o próximo dia 17. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Em nível nacional, destacamos o aniversário de uma das principais montadoras de ônibus do país. Completando 15 anos de atividades, a gaúcha Volare se consolidou como a principal fabricante de veículos de pequeno porte no Brasil e continua expandindo suas atividades. Clique AQUI para ver mais detalhes.
Quarta-feira: No dia 12, voltamos a falar sobre a insegurança que ronda o transporte público em Natal. A situação foi tema de audiência pública na Câmara Municipal, onde foram discutidos os problemas e as soluções para a paz voltar aos ônibus que circulam na capital potiguar. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, demos destaque para a economia. Mostramos alguns números que estão relacionados às desonerações de impostos feitas pelo Governo Federal no transporte público. A suspensão da cobrança de dois impostos gerou uma renúncia fiscal de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos. Veja AQUI a matéria completa.
Quinta-feira: No dia 13 de junho, mostramos a mais nova aquisição da Jardinense. Oriundo da mineira São Geraldo, o ônibus recém adquirido foi flagrado na cidade de Santa Cruz, com destino a Caicó – principal destino atendido pela empresa do seridó. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, a quinta-feira trouxe o anúncio, por parte da Prefeitura de Fortaleza, da entrega de obras que visam melhorar a mobilidade urbana na capital do Ceará durante os eventos esportivos que estão sendo organizados na cidade, como a Copa das Confederações. Veja AQUI mais informações sobre as obras.
Sexta-feira: No dia 14, mostramos o novo protesto, organizado nas redes sociais, que aconteceu em Natal reivindicando a revogação do aumento da tarifa de ônibus. Assim como na semana passada, a manifestação ocorreu em um ato nacional, com protestos registrados em outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. Confira o relato sobre os protestos clicando AQUI.
Em nível nacional, destacamos a veiculação de um programa da TV Globo que, na última terça-feira, percorreu três grandes cidades mostrando a rotina de motoristas e cobradores de ônibus, além de expor deficiências e irregularidades do transporte público nas três cidades mostradas pela atração. Veja AQUI mais informações.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.
Na segunda (10), o Garagem.com falou sobre a renovação de frota em Natal. O texto abordou a intenção da Prefeitura de que, com a renovação de frota das empresas, o serviço tenha a taxação, para a população, de melhoria – o que pode ser interpretado como uma inverdade. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já na sexta-feira, 14, o Editorial UNIBUS RN trouxe mais uma de suas atualizações. A coluna abordou a situação insegura que o natalense está enfrentando quando anda nos ônibus da capital. A insegurança está de volta ao transporte, com a volta da onda de assaltos. O texto pode ser lido clicando AQUI.
Por Andreivny Ferreira