O retorno das aulas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) expõe os problemas da pouca oferta de ônibus de acesso à instituição. Nos horários fixos, de chegada às 7h e saída às 10h30, a superlotação prejudica estudantes que precisam do transporte para se locomover. A Subsecretaria de Trânsito reuniu-se na manhã do último dia 03, com representantes das empresas concessionárias e para discutir a implantação de uma linha regular que funcione em horários alternativos.
Ontem pela manhã, o subsecretário Marlus Ciarlini recebeu representantes das duas empresas que detêm a concessão do transporte urbano em Mossoró para discutir a possibilidade de lançar uma linha Centro-universidades. “Seria uma linha circular, que pudesse fazer o deslocamento dos estudantes para as três instituições universitárias Uern, Ufersa e IFRN”, diz. No entanto, o subsecretário esclarece que as discussões apenas começaram. “Estamos iniciando o debate sobre essa linha em horários intermediários, mas ainda não temos nenhuma definição”, destaca Marlus. Ele complementa, dizendo que ainda não dá para dizer se a novidade será implementada neste ano.
Um dos entraves para a inclusão do itinerário para as universidades é a frota disponível pelas empresas. Segundo Marlus, as concessionárias ainda veem a novidade com cautela, pois não podem aumentar a quantidade de ônibus disponível atualmente. “A preocupação é incluir a linha, sem retirar de outros pontos”, ressalta. A expectativa é que, com as novas linhas operando, outras empresas assumam o comando dessas rotas, daí o desinteresse das atuais em assumi-las.
Para o incremento no número de ônibus circulando em Mossoró, a Prefeitura ainda iria lançar neste mês um edital de licitação para concessão de novas linhas. No entanto, a concorrência deverá ficar para o próximo mês. A subsecretaria ainda trata das adequações necessárias no documento para os que vão explorar o serviço de transporte público. Nos três últimos editais lançados, nenhuma empresa se apresentou para participar do processo.
Fonte: Jornal de Fato