Dia 7: As principais notícias entre 02 e 07 de junho

Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: Começando o mês, no dia 02, voltamos a falar sobre a tarifa do transporte urbano em Natal. Desta vez, destacamos uma decisão do Prefeito, Carlos Eduardo Alves, que reduziu o valor da passagem, em Natal, para R$ 2,30. O anúncio foi feito por uma rede social e o novo valor está valendo desde o último dia 04. O texto completo pode ser lido AQUI.

Já o nosso destaque nacional se voltou para São Luís. Na capital maranhense, um acordo firmado entre o Ministério Público, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) estabeleceu que até 30 de novembro a prefeitura deva iniciar a licitação para as linhas de transporte público. Clique AQUI para conferir mais detalhes.

Segunda-feira: No dia 03, mostramos uma situação incomum e que foi causada pela violência. Em frente a uma delegacia, um ônibus da Expresso Oceano foi assaltado. Além disso, de acordo com os passageiros, eles foram obrigados a pagar a segunda passagem para chegar em casa ao embarcar no segundo ônibus. O texto completo pode ser lido AQUI.

Também foi destaque na segunda-feira, em nível internacional, a constatação de que o sistema de transporte público de Santiago, capital do Chile, se tornou um dos melhores das Américas. Lá, são cerca de 212 km de corredores de ônibus (São Paulo, por exemplo, possui 119 km). A matéria completa pode ser lida AQUI.

Terça-feira: No dia 04, mostramos a insatisfação de muitos passageiros com o reajuste das tarifas do transporte semiurbano e intermunicipal na região metropolitana de Natal. Enquanto os passageiros reclamam da má qualidade do serviço, as empresas se defendem, argumentando que o aumento é necessário para a melhoria do sistema de transporte. A matéria completa pode ser lida AQUI.

Em nível nacional, destacamos o anúncio, por parte da Comil, de que três empresas pernambucanas adquiriram veículos junto à montadora gaúcha. De acordo com a Comil, as três empresas juntas compraram 25 ônibus novos – todos para o ramo de fretamento. Clique AQUI para ver mais detalhes.

Quarta-feira: No dia 05, demos destaque para a implantação de uma nova tecnologia de bilhetagem eletrônica nas linhas que ligam Natal às cidades de Ceará Mirim, Extremoz e a movimentada praia da Pipa, em Tibau do Sul. A matéria completa pode ser lida AQUI.

No cenário nacional, mostramos a iniciativa da Iveco, fabricante de caminhões e de chassis de ônibus, de fazer uma enquete na sua página de uma rede social para que torcedores escolham a pintura do ônibus que a fabricante fornecerá para o Corinthians. A Iveco patrocina o clube paulista e terá seu chassi montado em um ônibus da Neobus. Veja AQUI a matéria completa.

Quinta-feira: No dia 06 de junho, a capital do oeste foi destaque no UNIBUS RN. Em Mossoró, a Prefeitura anunciou mudanças em uma importante linha de ônibus da cidade, com a implantação da integração temporal e a mudança de itinerário. A matéria completa pode ser lida AQUI.
No cenário nacional, a quinta-feira trouxe o anúncio, por parte da Expresso Guanabara, do início das operações de uma nova linha intermunicipal no Maranhão. Com essa linha nova, que liga São Luís a cidade de Timbiras, vários municípios importantes ganharam uma nova opção para o transporte. Veja AQUI mais informações sobre a nova linha.

Sexta-feira: No dia 07, mostramos o novo protesto, organizado nas redes sociais, que aconteceu em Natal reivindicando a revogação do aumento da tarifa de ônibus. Desta vez, a manifestação ocorreu em um ato nacional, com protestos registrados em mais três capitais. Confira o relato sobre os protestos clicando AQUI.

Ainda falando sobre tarifa de ônibus, mostramos, em nível nacional, a constatação da Fundação Getúlio Vargas, instituição que mede o índice de inflação IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), de que os aumentos de tarifa do transporte público que vêm acontecendo por todo o país estão afetando a inflação, que está em crescimento desde 2012. Veja AQUI mais informações.

Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.

Na segunda (03), o Garagem.com falou sobre um assunto polêmico, recorrente atualmente em grandes cidades: a música nos ônibus, citando um fato que aconteceu em um ônibus natalense. O texto completo pode ser lido AQUI.
A coluna Retrô trouxe mais uma atualização na quinta-feira (06). Desta vez, trouxemos a história de um dos mais conservados ônibus das empresas rodoviárias potiguares que, após 24 anos em atividade, foi desativado recentemente. Veja que ônibus é esse clicando AQUI.
Já na sexta-feira, 07, o Editorial UNIBUS RN trouxe mais uma de suas atualizações. A coluna abordou a situação precária em que se encontram as paradas de ônibus da capital potiguar – onde existem, já que, em alguns locais, não existe qualquer estrutura para identificar o local como ponto de ônibus. O texto pode ser lido clicando AQUI.

Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo