Enfim, acabou. Já estava cansando ver essa ladainha toda sobre aumentar ou não o preço da passagem no sistema semiurbano e intermunicipal nas linhas da região metropolitana de Natal. Era muita confusão para quem vem das cidades vizinhas para a capital potiguar.
Uma hora, a tarifa cobrada era a atual. Do nada, aparece uma tarifa até R$ 0,40 maior. Dois dias depois, volta tudo ao normal. Mas, mesmo assim, teve empresa que voltou a cobrar a tarifa anterior.
Essa situação lembra aquela velha brincadeira do “cabo de guerra”, onde quem tem mais força puxa seu oponente para seu lado da corda. Nesse caso, quem estava duelando eram o DER e o SETRANS, um puxando o outro para lugar nenhum, deixando quem estava vendo a “brincadeira” sem saber quem ia ganhar.
Mas, parece que o quase falido órgão gestor (que não gere nada) resolveu agir. Depois de quatro anos com as tarifas congeladas, o DER resolveu dar uma colher de chá para as empresas, reajustando as tarifas em pouco mais de 8%, em média.
Porém, a verdade, caro leitor, é que quem utiliza ônibus na região metropolitana de Natal continua no cabo de guerra. Nesse caso, é com o DER e o SETRANS no outro lado da corda. Enquanto os passageiros querem um transporte barato e de qualidade, as empresas colocam tarifas absurdamente caras e um transporte de baixa qualidade para oferecer aos nossos vizinhos. Isso sem contar na falta de ação em querer integrar esse transporte ao de Natal, fazendo com que o retrocesso reine no entorno da maior cidade do RN.
Enquanto não se toma uma atitude para que o transporte público seja oferecido de maneira barata e digna para quem precisa dele, infelizmente veremos mais dessas “batalhas”, com o cabo de guerra mais disputado do que nunca. Se persistir essa situação, infelizmente teremos sempre o mesmo perdedor: o usuário.