DER promete liberar prolongamento da Prudente nesta semana

Alguns trechos estão inacabados e não há a presença de homens trabalhando na maior parte da via. Mesmo assim, de acordo com o Governo do Estado, o trânsito no prolongamento da avenida Prudente de Morais (Omar O’Grady) será liberado na próxima semana. A informação foi confirmada ontem. A nova via fará a ligação da avenida Prudente de Morais com a BR-101 e promete desafogar o trânsito na avenida Salgado Filho e na própria BR-101.
Por enquanto, parte da via é utilizada por pedestres para práticas esportivas como a caminhadas. Por causa da presença de manilhas de interdição, falta de sinalização e asfalto em determinados trechos, muitos moradores desconfiam do prazo fixado pelo Governo do Estado. “Não acredito que isso ficará pronto ainda esse mês. Aliás, eu acho que essa obra não fica pronta esse ano. O pessoal vem aqui, faz uma parte do serviço e para. Vamos aguardar, mas não acredito nessa história”, disse  João Humberto, 57 anos.
Em março passado, a governadora Rosalba Ciarlini, durante uma visita ao trecho da primeira etapa das obras da via, a obra esteve parada devido a problemas contratuais e pendências com o Ministério Público. A governadora disse que, no início de sua gestão, apenas 40% do prolongamento estava feito, e mesmo assim o projeto não contemplava a construção dos túneis. “Nós estamos fazendo um esforço muito grande para que essa obra ande. Desde que assumimos, sabíamos da importância desse projeto, que inclusive já tem uma parte em uso, que é a parte baixa do túnel que foi aberto. Sem esses túneis, a via não teria a mesma funcionalidade que terá”, disse a governadora.
Atualmente, a capital potiguar possui uma única via de acesso, a BR-101, que não dá a vazão ao volume de veículos que por lá trafegam. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN), a obra vai desafogar o trânsito existente, criando uma nova possibilidade de acesso entre os municípios da região Sul e Oeste do Estado e o Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim, bem como entre a zona Sul e a região central de Natal.
A reportagem tentou contato com o titular do DER-RN, Demétrio Torres. Por telefone, ele informou que só poderia atender a equipe no dia seguinte. Porém, a assessoria de imprensa do Governo do Estado confirmou que o trânsito na nova via será liberado na próxima semana. “A informação passada pelo DER-RN é a de que a primeira parte da obra será concluída até o fim desse mês”, disse o secretário de Comunicação do Estado, Edilson Braga.
Obras da via se arrastam desde 2007: A obra da avenida se arrasta desde 2007. De lá para cá, várias paralisações frustaram os inúmeros prazos para a conclusão das obras. A expectativa do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER-RN) é de que a via desafogue o trânsito na BR-101 no trecho entre Natal e Parnamirim. Entrando no conjunto Parque Industrial, na altura da empresa Brasinox, e indo em direção ao Cidade Satélite, os motoristas podem  seguir pela Omar O’Grady, que vai até a avenida Prudente de Morais. São cerca de 5km de extensão.
A primeira licitação da obra foi de R$ 27 milhões, no entanto o valor não contemplava a construção de duas passagens de nível (sobre as avenidas Caiapós e Tamanduateí), em Cidade Satélite. Com a inserção desses dois equipamentos, somada às correções anuais do orçamento original, o custo passou para algo em torno de R$ 59 milhões.
A segunda etapa da obra, que contemplará um complexo viário com viaduto sobre a BR-101, em Parnamirim, deverá ficar pronta, segundo o DER-RN, em 12 meses. No entanto, no local não há nem sinal de que algo vai ser construído. Há muito mato e até umas cercas de arame que dificultam a visibilidade dos motoristas que entram e saem na via que deveria está interditada.
Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo