Retrô: O antes e depois das novidades de Jardinense e Nordeste

As novidades mais recentes na frota de duas das principais empresas rodoviárias do RN, como mostramos no domingo passado, já haviam rodado por outras operadoras em um passado recente. Por isso, em mais uma edição da coluna “Retrô”, mostramos hoje o histórico de duas das últimas aquisições da Nordeste e da Jardinense.
Conforme mostramos no último domingo, a novidade da Nordeste foi à entrada em circulação do segundo veículo adquirido junto a Juca Tour. Com o prefixo 8090, o ônibus, fabricado em 2008, é montado no modelo Paradiso G6 1200, da Marcopolo, e tem o chassi Mercedes-Benz O-500 RS.
Na Juca Tour, o veículo em questão rodava com o prefixo 0806. Fez parte de um lote de 3 ônibus comprado pela empresa potiguar em 2008, com os outros dois veículos com configurações semelhantes. Como a empresa opera no ramo de fretamento, rodando nos mais diversos lugares Brasil afora, o veículo possuía uma excelente conservação e manutenção enquanto estava na Juca Tour.
O veículo possui, dentre outras especificações, 40 confortáveis lugares e telas de LCD para exibição de filmes durante as viagens, que serão feitas nos horários do serviço “Executivo”. Tais horários saem de Natal com destino às cidades de João Pessoa, Fortaleza e Mossoró, para onde foi na sua viagem inaugural no início do mês.
Dados do ônibus:
Marcopolo Paradiso G6 1200 2008 – MBB O-500 RS. Placa: NNM-3099
Já a Jardinense continua sua parceria com a empresa Catedral Turismo para a melhoria das linhas que atendem a cidade de Caicó, seu principal destino. Desta vez, a empresa agregou a sua frota um confortável Paradiso G7 1200, da Marcopolo, com o chassi B12R, da Volvo. O veículo, fabricado em 2011, está operando no serviço “Expresso”. O ônibus foi flagrado em Currais Novos, na semana passada, já operando a serviço da empresa.
Esse veículo possui uma história curiosa. Apesar de ter somente dois anos de uso, a Jardinense é a quarta empresa a utilizá-lo. A primeira delas, adquirindo-o zero km foi a Nova Medianeira, que possui rotas nas regiões Norte e Centro-Oeste. Lá, possuía o prefixo 110250.
A segunda empresa foi a Trans Brasil. Como a Nova Medianeira cede veículos para a operação da chamada TCB, o veículo foi repassado para a parceria, operando exclusivamente nas linhas da empresa, que corta diversos Estados brasileiros. O ônibus não chegou a possuir prefixo.
Em 2012, uma terceira empresa o adquiriu: a Rodopax Turismo, do Distrito Federal. Lá, ganhou o prefixo 1179, que está mantido na Jardinense, e passou a operar no ramo de fretamento, com os principais clientes sediados no entorno de Brasília e Goiânia.
Dados do ônibus:
Marcopolo Paradiso G7 1200 2011 – Volvo B12R. Placa: NWP-6417
Já em 2013, o veículo foi adquirido pela Catedral Turismo para ser agregado à sua moderna frota, que sempre está em renovação e expansão. Após a aquisição, a Catedral não chegou a utilizá-lo, repassando assim para a Jardinense usá-lo na parceria que estão fazendo. Como era um repasse urgente, poucos detalhes da pintura anterior foram tirados – inclusive o prefixo usado na empresa anterior.
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo