A Guanabara conquistou espaço no mercado com algumas singularidades. Uma delas é a política de renovação constante da frota que preza, acima de tudo, pelo conforto e segurança dos seus clientes. Ainda em 1992 a Guanabara começou a pôr em prática esse ideal, inaugurando suas atividades com uma frota inicial de ônibus modernos e com uma idade média de apenas dois anos, muito abaixo do que se praticava no Nordeste naquela época.
De lá para cá, a Guanabara mantém a frota mais nova do Brasil. A empresa adquire, a cada ano, novíssimos veículos de acordo com as suas necessidades de expansão. Esse investimento, porém, não é apenas quantitativo. A qualificação da frota também é permanente e acompanha as inovações tecnológicas em design e mecânica, especialmente no que diz respeito à eficiência no consumo de combustível visando à redução da emissão de poluentes na atmosfera.
Toda a frota da Guanabara é composta por veículos com chassis da marca Mercedes-Benz desde o início das suas operações. Já as carrocerias variam, sendo a Marcopolo a principal utilizada até hoje. Atualmente, além dela, a Guanabara utiliza ainda alguns modelos com a carroceria Neobus. Mas, ao longo de sua história a empresa já possuiu veículos com carrocerias Busscar, Irizar, Neobus e Comil, além do modelo Mercedes-Benz Monobloco O400.
Um dos diferenciais implementados na frota em 1999 foi a utilização de um sistema de entretenimento com TV e videocassete para tornar a experiência da viagem ainda mais prazerosa. A ideia partiu dos próprios clientes e a Guanabara atendeu de pronto. Cada veículo possuía um acervo de quatro fitas VHS com filmes sugeridos pelos próprios passageiros e, em 2000, 77% da frota chegou a contar com esses equipamentos, incluindo os que faziam a linha do Top Bus. Os filmes só eram veiculados até 22h para garantir a satisfação dos passageiros e um sono tranquilo a quem desejasse dormir.
A partir de 2000, todos os novos ônibus adquiridos pela empresa passaram a contar com um equipamento indispensável para passageiro e motorista: o cinto de segurança. Principal item de segurança a bordo, o cinto passou a ser disponibilizado naquele ano em todas as poltronas de cada ônibus da frota. Além de ser uma exigência legal, o uso do cinto de segurança pode salvar vidas.
Outro marco histórico relativo à frota foi a aquisição em 2001 de 50 ônibus Marcopolo Paradiso 1200. Em 2002, a frota da Guanabara era de 250 ônibus de última geração com idade de pouco mais de um ano. Entre 2005 e 2006 a Guanabara recebeu 60 novos veículos das três categorias que acompanhavam a evolução da identidade visual, nas classes Galant, Genesis e Glamour. Os três tipos possuíam motorização eletrônica Mercedes-Benz e utilizavam tecnologia de ponta, proporcionando muito mais conforto aos passageiros.
Em 2008, a Guanabara ganha reconhecimento nacional como a empresa de transporte rodoviário que dispõe da frota mais nova dentre todas as empresas do setor. Naquele ano, a empresa incorporou mais 60 ônibus novos à sua frota.
Sempre em busca da melhor qualidade dos serviços, a Guanabara renovou no ano seguinte mais uma vez a frota introduzindo 80 novos veículos e chegou a marca recorde de 400 ônibus. Naquele ano, 2009, a empresa foi a primeira do País a adquirir e a operar os novos modelos Marcopolo Paradiso 1200 – 7ª geração, que traziam um novo padrão de conforto, segurança, robustez e economia, com uma série de novidades que os clientes da Guanabara tiveram o privilégio de utilizar em primeira mão.
O lançamento dos ônibus da nova geração da Marcopolo foi marcado por um evento especial na primeira quinzena de setembro de 2009, na concessionária Ceará Diesel, em Fortaleza. Participaram o diretor comercial da Marcopolo para o mercado interno, Paulo Corso, o representante da Marcopolo para o Ceará e o Piauí, Renato Ferrari, o gerente de marketing, Walter Santos, e o gerente regional Nordeste, Tarcísio Matos. Os representantes da Marcopolo fizeram a apresentação oficial do modelo e a entrega solene dos veículos para a Guanabara. O evento contou com a participação de empresários, gestores da Guanabara e imprensa em geral.
A viagem inicial do Marcopolo G7 aconteceu no dia 23 de setembro de 2009 na linha Fortaleza – Sobral. Um ano mais tarde a Guanabara já era a empresa que mais operava com os novos ônibus Marcopolo G7 em todo o Brasil. Para marcar o início das operações, a Guanabara realizou um evento para clientes no Terminal Rodoviário João Thomé, em Fortaleza, com a presença dos gestores da empresa. Na ocasião, foi servido um brunch com música ao vivo e a apresentação de vídeos institucionais da Guanabara e da Marcopolo. Um veículo do novo modelo ficou à disposição para visitação do público que iria embarcar naquela noite.
Além dos Marcopolo G7, a Guanabara também adquiriu ainda em 2009 os modelos Neobus Spectrum 370 Road. Foram cinco ônibus da classe Galant. Um ano depois, em 2010, a Guanabara encomendou 80 novos ônibus, sendo 60 modelos Marcopolo G7 e 20 modelos Neobus.
Em 2011, a frota ganhou 100 novos veículos nas classes Galant, Genesis e Glamour. Os ônibus eram dos modelos Marcopolo G7, destinados às viagens de médias e longas distâncias; Marcopolo Ideale, para curtas distâncias; e Marcopolo G7 Paradiso 1200, dotado de terceiro eixo e 14 metros de comprimento. Foi uma aquisição recorde e a Guanabara chegou a contar com uma frota de 400 veículos nas três classes naquele ano.
Fonte: Expresso Guanabara