Rosalba Ciarlini apresenta a empresários projetos de mobilidade urbana

Na manhã da última segunda-feira (29), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu secretários de Estado e empresários para apresentar projetos de mobilidade urbana para Natal, uma das cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A Chefe do Executivo Estadual ressaltou a importância de se firmar uma aliança pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Estamos aqui para apresentar nossos projetos de infraestrutura, tirar as dúvidas que surgirem e receber as sugestões. Temos que pensar no legado que esse evento deixará”, afirmou.
A secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, falou da dificuldade atual de se locomover no trânsito da capital e apresentou o planejamento viário da região metropolitana da cidade que inclui projetos como o Pró-Transporte, o acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e a reestruturação da Avenida Roberto Freire.
Ao apresentar o Pró-Transporte, Kátia Pinto mostrou que o projeto contemplará a Zona Norte de Natal com aumento de faixas, ciclovias, calçadas acessíveis, iluminação pública, faixas de ônibus com terminais de passageiros e semáforos. “Os resultados esperados são o aumento da capacidade das vias e a priorização do transporte coletivo”, disse. O projeto valorizará ainda o turismo com novas pistas de acesso à ponte Newton Navarro, ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante e ao viaduto conhecido como “Gancho”.
Já o coordenador de Gestão da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Rafael Mendes, explicou sobre a reestruturação da Avenida Roberto Freire, apresentando um vídeo com a vista aérea atual da avenida e como ficará após a execução do projeto, com corredores exclusivos para ônibus, ampliação das pistas para 12 faixas (seis por sentido), ciclovia, via expressa, túneis, implantação de cinco passarelas e de calçadas acessíveis e desvios de tráfego. Com a obra, espera-se o aumento das capacidades das vias, priorização do transporte coletivo, melhorias dos níveis de serviços, eliminação de semáforos, e, consequentemente, maior segurança e conforto. O prazo para realização da obra é de 24 meses e o edital será publicado nos próximos dias.
A reunião contou com a presença dos empresários Manoel Etelvino, do Grupo Nordestão, Silvio Bezerra, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da Fiern, Caio Fernandes, Augusto Maranhão, o superintendente do Sebrae, José Ferreira de Melo,o presidente da Fiern, Amaro Sales, o presidente da Fecomercio, Marcelo Queiroz,o secretário Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER), Demétrio Torres, entre outros.
Edital da Roberto Freire: Horas após a reunião com os empresários, a Governadora convocou uma entrevista coletiva. O motivo era o anúncio da abertura do edital para as obras de um dos principais corredores turísticos do estado. Publicado no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (30), o certame licitatório para as obras de readequação da Avenida Engenheiro Roberto Freire foi iniciado.
De acordo com o edital, que está disponível para ser adquirido no Centro Administrativo, a abertura dos envelopes com a proposta vencedora será no dia 21 de junho, na Secretaria de Estado da Infraestrutura. O valor da obra é superior a R$ 200 milhões.
A obra tem o objetivo de eliminar os pontos de congestionamento da via por onde trafegam cerca de 110 mil veículos por dia. A previsão é que o prazo para finalização do processo licitatório ocorra entre 60 e 90 dias. A reestruturação dos 4 km da avenida está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) e será realizada através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), o que na prática significa o encurtamento do prazo licitatório e redução dos custos dos projetos.
Segundo informou a governadora Rosalba Ciarlini, os recursos para as obras já estão garantidos e as intervenções serão realizadas em etapas para não impactar o grande fluxo de veículos do corredor. “Antes de começarmos as obras vamos fazer todos os desvios de tráfego em 30 ruas, melhorando as vias paralelas para que a população tenha um menor transtorno com as intervenções. Isso dará maior segurança ao tráfego e melhores condições de mobilidade para Natal. O transtorno será passageiro, mas a obra será para sempre”, garantiu.
A titular da SIN adiantou quais são os objetivos da reestruturação da avenida Engenheiro Roberto Freire. “A intenção é que no futuro Natal fique melhor em termos de mobilidade dos seus corredores. Essa obra vai trazer benefícios, melhorando a segurança, qualidade de vida dos potiguares e dando maior fluidez ao trânsito”, disse Kátia Pinto.
A “nova” Roberto Freire sofrerá a intervenção já na descida do “Viaduto de Ponta Negra” e será finalizada antes da feirinha. A primeira Via Expressa de Natal terá 12 faixas de rolamento, sendo seis para cada sentido, corredor exclusivo de ônibus, ciclovia, três túneis cada um com três faixas de rolamento para cada sentido, bicicletário e redução de nove para apenas quatro semáforos.
Com informações: Governo do RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo