A ABRATI e as empresas de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros comemoram o crescente sucesso das ações de marketing desenvolvidas desde agosto do ano passado pela Rede de Comunicação formada e mantida pelas operadoras. Na avaliação do Grupo de Trabalho criado para coordenar a Rede e assessorar as empresas na sua implementação, os objetivos pretendidos vêm sendo plenamente alcançados, com a divulgação de mensagens estruturadas e unificadas cujo público-alvo são os milhões de passageiros que utilizam os ônibus interestaduais como seu meio de transporte.
Mensalmente, a Rede de Comunicação produz 2 milhões de exemplares do jornal Almanaque de Bordo; 250 mil exemplares da revista Coquetel Diversão a Bordo; um vídeo institucional para veiculação nos ônibus equipados com sistema de áudio e vídeo, e um spot de rádio de 30 segundos para veiculação pelas empresas em emissoras de rádio de suas regiões. Além disso, está sendo mantida uma rede social — a Juntos a Bordo —, constituída de um blog e de perfis no twitter e no facebook.
O Almanaque de Bordo e a revista Coquetel Diversão a Bordo são distribuí dos pelas empresas aos passageiros a bordo dos seus ônibus. O almanaque fornece leitura leve e informações úteis. A Coquetel Diversão a Bordo contém jogos voltados para a atividade de transporte.
As mensagens divulgadas nessas mídias próprias – almanaque, revista, vídeos, spot e redes sociais — estão interconectadas e têm sempre conteúdo leve, voltado ao entretenimento. Usam linguagem simples e coloquial.
Objetivo: O objetivo da ABRATI e das empresas associadas ao utilizar essas mídias de forma coordenada e contínua, é levar aos passageiros mensagens sobre a importância do ônibus como meio de transporte utilizado pela grande maioria dos viajantes brasileiros. Com isso, busca-se fortalecer a imagem positiva da atividade de transporte rodoviário de pessoas (aliás, comprovada por sucessivas pesquisas periódicas) e enfatizar o forte comprometimento das empresas com os conceitos de qualidade, segurança, conforto, pontualidade e abrangência da rede.
O projeto Rede de Comunicação foi montado com base nas conclusões de um seminário realizado pela ABRATI em outubro de 2011. Naquela ocasião, especialistas em comunicação e marketing debateram com as empresas associadas os principais desafios que se apresentam atualmente às empresas de transporte rodoviário de passageiros.
Fonte: Revista Abrati