A encarroçadora Comil está investindo R$ 110 milhões na instalação de sua nova unidade de produção, agora em território paulista, e que se dedicará à produção de ônibus urbanos. A aprovação do projeto foi anunciada em julho do ano passado. A fábrica vai gerar 500 empregos diretos e 1.000 indiretos e terá capacidade para produzir 20 ônibus urbanos/dia. Deverá estar pronta em meados deste ano e com ela a Comil elevará em 100% sua capacidade produtiva.
Inaugurada a fábrica de Lorena, a unidade de Erechim (RS) passará a produzir somente ônibus rodoviários.
Em 2012, a Comil lançou dois novos modelos de ônibus. O Campione Double Decker foi apresentado em janeiro. Projetado para atender o transporte rodoviário de alto padrão, encerrou o ano como o modelo mais exportado da encarroçadora no período. Estimativa divulgada pela empresa diz que “cerca de 250 unidades foram vendidas ao mercado externo, principalmente para a América Latina, que absorveu 40% do total comercializado para outros países no período”.
Outro modelo foi lançado em outubro, o Doppio BRT. Adaptado para atender os sistemas de transporte rápido, o ônibus chegou ao mercado como um dos veículos com melhor custo-benefício para esse segmento. O modelo apresenta design frontal marcantemente aerodinâmico, com o ar-condicionado integrado à carroçaria.
Chile e Argentina: Segundo a Comil, os maiores volumes de venda do Campione Double Decker foram para importadoras da Argentina e do Peru, “onde o carro está sendo utilizado em larga escala nos sistemas de transporte rodoviário”. Recentemente, duas importadoras argentinas fizeram pedidos que totalizaram 50 unidades do modelo. A Plusmar comprou 30 e a Colcar, 20 Campione DD. No início de 2013, a Plusmar realizou um evento em Buenos Aires, no qual apresentou o primeiro Double Decker Comil que passará a circular nas estradas argentinas.
Já as importadoras Diveimport e Scania estão entre as principais clientes de DD’s no Peru, com 110 e 40 unidades, respectivamente. “A consolidação do Double Decker Comil no mercado externo é resultado do forte trabalho que realizamos em conjunto com nossos parceiros em cada país. O mercado esperava um produto como o Campione DD, com alto padrão de qualidade, bom custo-benefício e um pós-venda especializado”, afirma o gerente de exportação, Airton A. Dalla Corte.
A encarroçadora também alcançou importantes mercados onde começa a consolidar sua presença: caso da Bolívia, por intermédio da Empresa Transcopacabana, e do Panamá, com a empresa CDM. No Chile, o maior parceiro, a Comisa, adquiriu 40 ônibus DD.
Aqui no Brasil, desde o lançamento, 25 unidades do Campione Double Decker foram vendidas para diferentes empresas de transporte. As empresas Transportes Thomaz, Capital Turismo, Adelazeri, MS Transportes e Turismo, Neddstur, Ricardo Turismo e Osvaldo Turismo são algumas das operadoras que incorporaram o DD a suas frotas.
Parcerias: Ainda no mercado interno, em relação a outros produtos, a companhia conquistou novos clientes, além de manter suas parcerias com diversas empresas de transporte de passageiros. Também participou ativamente de eventos como a FetransRio, em outubro. Um de seus principais parceiros no ano foi o Grupo Belarmino, segundo maior em transporte coletivo do Estado de São Paulo e quarto no Brasil. O grupo adquiriu mais de 300 novos ônibus Comil, inclusive 40 unidades do Doppio BRT. Os ônibus foram incorporados às frotas das empresas Ouro Verde, Viação Lira, VB e São José, que atendem os destinos de Campinas, Americana e Sumaré. Recentemente, outro lote de mais de 40 carros foi vendido para a empresa de transportes Tuca, também do Grupo Belarmino.
Nos últimos meses, a Comil entregou ainda 124 ônibus urbanos Svelto para duas empresas do consórcio PróUrbano, de Ribeirão Preto-SP. Por sua vez, a empresa Transcorp adquiriu 92 novos ônibus, e a Sertran, mais 32. Os sistemas de transporte público da Zona Leste de São Paulo e da cidade de Guarulhos receberam 31 ônibus novos, todos do modelo Svelto Midi, montados sobre chassi Mercedes-Benz. Foram comprados pela Vipol para renovação de sua frota, atualmente de 80 carros. Com a compra, a Vipol tornou-se uma das primeiras empresas da região metropolitana entre Guarulhos e São Paulo a utilizar a tecnologia Euro 5. O investimento também possibilitou o aumento da capacidade de transporte de passageiros da empresa, mantido o mesmo número de veículos. É que alguns micro-ônibus da frota foram substituídos pelos modelos da Comil, com espaço para 35 passageiros sentados e 27 passageiros em pé.
Enfim, o ano passado foi de muito trabalho e 2013 promete ainda mais: conforme o gerente de marketing e pós-vendas da Comil, Rodrigo Montini, o desempenho e as conquistas de 2012 tornam 2013 ainda mais desafiador. “Esperamos dar sequência ao nosso trabalho, com foco nas necessidades dos nossos clientes, e nos prepararmos para o início da operação na nova fábrica”.
Fonte: Revista Abrati