Governo abre R$ 173 milhões de crédito suplementar para a Via Norte-Sul

O Governo publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira, o decreto número 23.362, que abre crédito suplementar no valor de R$ 173.403.410,34. De acordo com o decreto, a maior parte do montante será utilizado nas obras do futuro corredor de transporte via Norte-Sul. Além desta obra, a verba também terá como destino, segundo o decreto publicado, “infraestutura para a Copa do Mundo”.
A via Norte-Sul terá 11,7 quilômetros de extensão e vai cortar oito bairros, interligando as Zonas Sul e Oeste da capital potiguar. O pré-projeto prevê a urbanização a partir da interseção do km 6 com a Avenida capitão Mor Gouveia, nas Quintas, até a chamada Rota do Sol, que liga Ponta Negra às praias ao sul da cidade. Ao longo do traçado, o novo corredor viário vai aproveitar o leito de ruas já pavimentadas e  ocupadas pela população, em outros trechos ela corta áreas de duas Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs).
Um dos trechos corta, por exemplo, a ZPA-1, que é o campo dunar entre os bairros do Cidade Nova, Pitimbu e Cidade Satélite e, um outro, a ZPA-5, em uma área de associação de dunas do bairro de Ponta Negra e da comunidade de Lagoinha. Na rua São José, onde passa a linha de transmissão de energia da Chesf, será aberto e implantado um dos trechos da via Norte-Sul, que cortará uma extensa área de loteamento irregulares, passando pela favela do Alemão, criando-se um binário para o fluxo de transportes coletivos.
O pré-projeto prevê a construção de quatro viadutos e um túnel, além de corredores exclusivos para ônibus, e construção de passarelas, duas estações de transferência, ciclovias e dois terminais de integração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo