Depois de mais de sete anos do início das obras, a duplicação da BR-101 no Rio Grande do Norte ainda não foi concluída e nem tem prazo para o término. O projeto orçado inicialmente em R$ 498 milhões, ainda vai demandar um gasto de mais R$ 60 milhões, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com esses números, o valor total das construções chega a R$ 543 milhões, R$ 45 milhões a mais do que o montante estimado previsto. Até agora, R$ 483 milhões investidos no projeto. No entanto, obras importantes, como a construção de 12 km vias marginais entre Parnamirim e Natal, ainda não foram iniciadas.
Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, o superintendente do Dnit, Ézio Gonçalves, confirmou que além das marginais, há também a necessidade de se construir um sistema de drenagem nas regiões que margeiam a rodovia, tendo como alvo principal o trecho da BR na altura do bairro de Neópolis, próximo à avenida da Integração. Também está incluída no plano de obras a construção de um viaduto que servirá para desafogar o trânsito no trecho da Avenida Maria Lacerda Montenegro. Esse equipamento foi incluído no projeto posteriormente.
Segundo Ézio Gonçalves, o órgão ainda não deu prosseguimento à execução porque há entraves que impossibilitam o andamento das obras. Esses entraves dizem respeito a medidas que devem ser adotadas pelas prefeituras de Natal e Parnamirim, cidades onde estão localizados os trechos dessas últimas construções.
O superintendente do Dnit disse que ainda está se reunindo com os prefeitos Carlos Eduardo Alves e Maurício Marques para resolver questões como a da licença para o uso do solo, que deve ser concedida pelos Executivos municipais antes de se realizar qualquer obra, e também de desapropriações na área onde será construído o viaduto. “Precisamos ainda analisar as vias alternativas para o tráfego de veículos durante as obras na BR”, acrescentou.
Ele também disse que falta a retirada de alguns postes na rodovia, serviço que ficará a cargo da Cosern, que já foi oficiada. Com a saída do Exército Brasileiro da execução do projeto, que deixou as obras em novembro do ano passado, o Dnit vai precisar abrir nova licitação para contratação de empresas privadas que possam concluir a duplicação da BR-101. “Mas só publicaremos o edital depois de resolvermos todas essas questões com as duas prefeituras”, explicou Ézio Gonçalves. A licitação vai ocorrer na modalidade de Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
A totalidade da duplicação vai do viaduto de Ponta Negra, em Natal, à divisa com o estado da Paraíba. O superintendente afirmou que todo o pacote de obras que era de responsabilidade do Consórcio Constran/Galvão/Construcap já foi executado. O lote diz respeito à duplicação de todo o trecho e às construções auxiliares para a fluência do trânsito nas regiões por onde passa a rodovia federal, com exceção de Parnamirim e Natal.
Com informações: Tribuna do Norte