CBTU é eleita a melhor operadora de passageiros sobre trilhos do país

No momento em que todas as atenções se voltam para o planejamento do tráfego urbano das grandes cidades, com destaque para a solução da mobilidade das regiões metropolitanas do país, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi eleita pela Revista Ferroviária como a melhor operadora de passageiros sobre trilhos do país.
A CBTU foi escolhida após análise dos indicadores de produtividade de todos os seus sistemas (Natal, João Pessoa, Maceió, Recife e Belo Horizonte), com base nos dados dos últimos anos, e receberá a premiação no próximo dia 22 de abril. Nesta data, a presidenta Dilma Rousseff receberá o prêmio de Ferroviária do Ano, pela Revista.
Empenhada em soluções de mobilidade, a CBTU investiu cerca de R$ 800 milhões na aquisição de material rodante, nos últimos quatro anos. Ao todo são 62 novas composições, equivalente a 211 carros de passageiros, distribuídos em 25 Trens e 37 VLT. Com a ampliação da nova frota, a CBTU será capaz de ampliar o atendimento para cerca de um milhão de passageiros/dia, nas cinco capitais onde a Companhia opera.
Para complementar o sistema que atende a região metropolitana de Natal, foram adquiridos pela Companhia, 12 composições de VLT e 02 novas locomotivas. Para receber esses novos equipamentos, a CBTU já iniciou o trabalho de modernização da via permanente, a partir da Estação Central de Natal, com a instalação de novos trilhos, substituição dos dormentes de madeira por concreto e aplicação de um novo colchão de brita.
O Superintendente da CBTU em Natal, o engenheiro João Maria Cavalcanti, destacou que esta premiação comprova que a Companhia está na direção correta, afinada com as diretrizes da política de desenvolvimento urbano, implantada pelo Governo Federal, através do PAC Mobilidade e a lei 12.587/12, que prioriza o transporte público de massa sobre o transporte individual motorizado.
João Maria ressalta ainda que o Sistema de Transporte Sobre Trilhos terá o papel de indutor do desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal (RMN) e que a integração entre os diferentes modos de transportes, utilizando o VLT como meio articulador desta matriz, será o grande responsável pela redução das desigualdades e promoção da inclusão social na grande Natal. Onde a solução para resolver os problemas de mobilidade gerados pelo acréscimo de automóveis nas ruas de Natal passa necessariamente pela retirada de parte destes.  O VLT será responsável pelo transporte confortável de grande parte da população de Natal, o que possibilitará a retirada de um número expressivo de automóveis das ruas, a exemplo dos grandes centros urbanos da Europa, onde a integração do transporte público sobre trilhos com o rodoviário é a solução para a mobilidade das pessoas.
O Superintendente levantou também a preocupação de que os VLT estão sendo fabricados para serem entregues até maio do próximo ano e, até o momento, nem o Governo do Estado, nem a Prefeitura, manifestou interesse em discutir com a CBTU soluções para os cruzamentos de avenidas importantes como a Bernardo Vieira, Dr. Mário Negócio e Cap. Mor Gouveia. “Imagine quando o Sistema estiver funcionando com os 12 veículos, indo e voltando a cada 20 minutos, como ficarão os cruzamentos com essas ruas?”, indagou João Maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo