O edital de conclusão do projeto do Pró-transporte, um conjunto de obras de mobilidade orçado em R$ 92 milhões, foi adiado pela segunda vez em pouco mais de um mês. A entrega dos envelopes com as propostas técnicas, prevista para ocorrer esta semana, foi remarcado para o dia 15 de maio. Iniciado há oito anos, o projeto prevê uma série de intervenções viárias na Zona Norte de Natal e, mesmo sem o conhecimento das propostas, já está 64,29% mais caro.Segundo Fernando Alberto de Paula Fernandes, presidente da comissão permanente de licitação da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN), cinco empresas – das 28 que retiraram o edital até a semana passada – pediram um prazo maior para apresentar propostas. As construtoras alegaram não haver tempo hábil para viabilizar os projetos de operação. Os nomes das empresas envolvidas não foram divulgados à imprensa.
Após a escolha da empresa vencedora, a assinatura da ordem de serviço deve ocorrer no fim de junho. A estimativa é que as obras se estendam por 24 meses. O conjunto de oito intervenções viárias vai se estender por 15 km. Os projetos devem promover, principalmente, diversas mudanças nas Avenidas Moema Tinoco e das Fronteiras. Também sofrerão mudanças as Ruas Conselheiro Tristão e Pastor Joaquim e as Avenidas Tocantínea e Rio Doce.
O projeto será executado em duas etapas. A primeira, no Eixo Fronteiras, com 6 km de extensão. Em seguida, terá início o Eixo Moema Tinoco, com 9 km. Ao término dos trabalhos, as vias públicas sairão de duas para seis faixas de fluxo viário. Também haverá a implantação de 20 km de calçadas, 11 km de ciclovias e a instalação de 56 novos terminais de passageiros.
Serão construídos ainda corredores exclusivos para o transporte público em todas as vias contempladas. O objetivo é facilitar o fluxo das linhas de ônibus que cruzam a região. A ponte Newton Navarro deve receber novos acessos. Para isso, será construído um viaduto no inicio da Avenida João Medeiros Filho, na Redinha. Uma das alças dará acesso à Rua Conselheiro Tristão, que vai servir de ligação às praias da região.
Outra ação específica será a construção de uma via de acesso entre a BR-101 e Avenida Tocantínea. Esta nova via vai ajudar no escoamento do tráfego para o litoral norte e de via de acesso ao futuro Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.
Também serão realizadas 273 desapropriações. São imóveis que devem passar por algum tipo de intervenção – seja parcial ou total. A estimativa é que as indenizações somem aproximadamente R$ 15 milhões.
Foto: Eduardo Maia (Novo Jornal)
Com informações: Novo Jornal