Em cem dias de atividades de arrecadação de armas, o Ônibus do Desarmamento recebeu 148 armas de fogo das mãos de cidadãos alagoanos que aderiram voluntariamente à Campanha do Desarmamento. O número foi atingido nesta terça-feira (26), quando, em Arapiraca, o ônibus recebeu a 28ª arma, mesmo dia em que a prefeita Célia Rocha e o bispo de Penedo, dom Valério Brêda, conheceram o posto de coleta itinerante com o secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico.
Estacionado há uma semana na Praça Bom Conselho, no Centro de Arapiraca, o Ônibus tem recebido armas também de pessoas das cidades vizinhas, como Girau do Ponciano, Coité do Noia e Batalha, que chegaram a dizer que já queriam ter se livrado da arma antes, porém não sabiam como proceder.
“Essas pessoas nos disseram, durante a entrega, que pensaram inclusive em vender a arma para o primeiro que aparecesse, o que iria certamente levá-las às mãos erradas. Para nós da Sepaz, o Ônibus do Desarmamento se mostrou como estratégia mais eficaz na aproximação com a população, o fator que a secretaria preza para nortear todas as suas atividades”, falou Jardel Aderico.
A prefeita Célia Rocha concordou com o secretário da Paz e lembrou a importância da prevenção à violência. “É preciso combater a criminalidade, mas também é importante que seja feito um trabalho para prevenir essa violência, diminuindo as armas em circulação nas ruas, trabalhando as crianças e os jovens. Essa iniciativa do Ônibus facilita a entrega da arma e também dissemina a informação para nossa população, porque a campanha continua”, disse a prefeita, fazendo referência aos dois postos fixos de arrecadação de armas na cidade – a 4ª Delegacia regional e o 3º Batalhão de Polícia Militar.
Com o Ônibus do Desarmamento, Alagoas disparou no ranking dos estados na campanha nacional, que existe desde 2004. Comparando com os de 2011 e 2012 – quando o posto de coleta itinerante começou a funcionar –, Alagoas saiu do 19º lugar geral no país em arrecadação para o 12º lugar no fim de 2012, segundo dados oficiais do Ministério da Justiça. No entanto, a evolução continua e o estado já está em 9º lugar geral e 4º lugar proporcional (relação entre armas entregues e o número de habitantes) nestes primeiros meses de 2013.
O Ônibus permanece estacionado na Praça Bom Conselho, em Arapiraca, até o dia 5 de abril, recebendo armas das 8h às 17h. A entrega é anônima, gera uma indenização (R$ 150,00 a R$ 450,00) e a guia de trânsito pode ser impressa no próprio ônibus ou no site http://www.entreguesuaarma.gov.br/.
Fonte: Alagoas 24 horas