Como já se tornou tradição no UNIBUS RN, a última semana de cada mês traz um resumão do que chegou de novo nas frotas das empresas de ônibus por todo o Nordeste. Renovações de frota que, certamente, melhoram a vida do usuário do transporte, seja ele urbano ou o rodoviário.
E no terceiro mês de 2013, não será diferente. Portanto, trazemos, na edição de hoje do quadro “Especial UNIBUS RN”, as principais novidades de frota do mês de março no Nordeste.
Rio Grande do Norte: Os potiguares não tiveram novidades de frota no segmento urbano. Mas, no ramo rodoviário, a surpresa foi geral. Essa sensação surpreendente foi proporcionada pela Nordeste, que após cinco anos iniciou uma prometida renovação de frota em grandes proporções, incluindo ônibus zero km.
A renovação teve início em março com a compra de três ônibus seminovos. Dois vieram da empresa Princesa do Norte, do Paraná. Os veículos foram fabricados em 2008 e são montados no modelo Elegance, da Busscar, com motor O-500 RS, da Mercedes-Benz.
Já o outro veículo veio da potiguar Juca Tour. Também montado no chassi O-500 RS, da Mercedes-Benz, foi montado no modelo Paradiso G6 1200, da Marcopolo. Todos estão rodando nas linhas interestaduais da empresa.
Paraíba: Neste mês de março, os vizinhos paraibanos tiveram várias novidades nas frotas das empresas locais.
Uma das que renovaram suas frotas foi a Águia Turismo. Operando linhas intermunicipais e no serviço de fretamento, a empresa acaba de adquirir mais ônibus com tecnologia Euro V. São três lotes: Dois lotes montados no modelo Ideale 770, da Marcopolo – um com veículos com chassi OF-1721, da Mercedes-Benz, e outro com chassi 17.230 OD, da Volkswagen. Além deles, veio um veículo com chassi Scania (Marcopolo Paradiso G7 1200, Scania K-310) para o ramo de fretamento, que será destinado para os clientes mais exigentes da empresa.
Passando para o ramo rodoviário, a tradicional empresa Bonfim incorporou mais um veículo seminovo para sua frota. Desta vez, foi comprado um ônibus vindo da pernambucana Progresso, montado no modelo Jum Buss 360, da Busscar, com chassi K310, da Scania. Fabricado em 2006, foi adquirido recentemente e iniciou suas operações neste mês.
Quem também teve novidades de frota foi a empresa Cabral. Única na Paraíba a usar modelos com o chassi OF-1724, a empresa de Campina Grande acaba de adquirir novos veículos com esse chassi. E, assim como a primeira aquisição, o lote conta com um único veículo, montado no consagrado modelo Torino, da Marcopolo. Em breve, estará rodando na segunda maior cidade da Paraíba.
Pernambuco: Descendo mais um pouco no mapa, trazemos agora as novidades de frota das empresas pernambucanas.
No ramo urbano, a Borborema trouxe duas grandes novidades. A primeira é a aquisição de seis unidades de configuração inédita no Brasil. Os veículos em questão foram montados na atual versão do modelo “Mega”, da Neobus, e usam o chassi 17.230 OD, da Volkswagen, com a configuração “truck”, de 3 eixos.
Além deles, a empresa está testando o chassi B270F, da Volvo, na sua frota. Neste mês, o veículo de testes, montado no modelo Torino, da Marcopolo, foi flagrado na gigante pernambucana, operando em uma das principais linhas da empresa.
Já no segmento rodoviário, a 1002 continua renovando sua frota, conhecida pela constante renovação. A empresa está trazendo um lote de veículos montados no modelo Ideale 770, da Marcopolo, com motorização 17.230 OD, da Volkswagen.
No ramo de fretamento, a Totality, empresa do grupo que administra a urbana Cidade Alta, acaba de adquirir veículos junto à Marcopolo. A empresa que faz fretamento dentro do Estado de Pernambuco comprou unidades do modelo Ideale 770, fabricado pela montadora gaúcha. O veículo foi fabricado com o chassi Mercedes-Benz, usando a configuração OF-1721.
Ceará: As empresas cearenses também estão renovando sua frota com várias novidades nesse mês de março.
Quem trouxe uma renovação de frota surpreendente foi a Novo Maranguape. Com um lote de duas unidades, a empresa renovou sua frota em março, com o chassi B270F, da Volvo. Os dois ônibus foram montados no modelo Ideale 770, da Marcopolo. A Expresso Novo Maranguape é famosa no setor de fretamento e foi a segunda empresa cearense a adquirir ônibus com chassi da marca sueca.
Em Fortaleza, a Fretcar adquiriu mais um lote de ônibus novos para sua frota. São dez unidades que usam o chassi OF-1721, da Mercedes-Benz, e é montado no modelo Torino, da Marcopolo. De acordo com informações de fontes cearenses, cerca de dez ônibus foram adquiridos neste lote, e estarão nas ruas em breve.
Para linhas metropolitanas, a Vitória acaba de adquirir um lote de 15 novos ônibus. Continuando a parceria com a Marcopolo e a Mercedes-Benz, a empresa que atua na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, recebeu neste mês a primeira parte do lote adquirido. São cinco ônibus com chassi OF-1721 e montados no modelo Torino.
Bahia: O terceiro mês do ano também foi de muitas novidades nas frotas de algumas empresas baianas.
No segmento rodoviário, a Irizar emplacou mais uma venda nesse mês de março. Na empresa Santana, uma unidade foi flagrada. O ônibus em questão foi montado no modelo I6, usando o chassi O-500 R, da Mercedes-Benz. A Santana liga as duas maiores cidades da Bahia: Salvador e Feira de Santana.
Já na Novo Horizonte, gigante do segmento rodoviário que atua em diversos Estados brasileiros e tem sede na Bahia, fez uma grande renovação neste mês. Foram dois lotes: um teve cinco veículos montados no modelo Paradiso G7 1200, da Marcopolo, e usam o chassi O-500 RS da Mercedes-Benz.
Já o outro lote também usa o chassi O-500 RS da fabricante alemã. Mas, em vez da Marcopolo, quem montou os ônibus foi a Comil. De acordo com informações que circulam em redes sociais e sites especializados, 18 veículos foram encomendados a montadora gaúcha, que colocou o modelo Campione 3.65 para a montagem dos ônibus.
Porém, a maior novidade foi para a Translider. Empresa baiana que faz parte do grupo A. Cândido (que administra as potiguares Santa Maria e Reunidas), a Translider foi a primeira empresa do Brasil a adquirir o recém-lançado Audace, modelo intermediário do segmento rodoviário da Marcopolo. O ônibus flagrado usa o chassi OF-1721, da Mercedes-Benz. Informações dão conta de que mais três unidades com as mesmas configurações foram adquiridas pela empresa, que atua no fretamento.
Por Andreivny Ferreira