Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: No dia 24 de março, o destaque local ficou para a situação caótica que vive o transporte intermunicipal do RN. Levantamento feito por um jornal local mostra que, nos últimos 10 anos, quatro empresas encerraram suas atividades e 80 linhas deixaram de ser feitas. Leia a matéria completa AQUI.
Já o nosso destaque nacional foi um estudo do Banco Mundial que mostra como as cidades agiram para melhorar o transporte público nas suas ruas – sobretudo nos locais que tem sistemas como o BRT. Clique AQUI para conferir a matéria.
Segunda-feira: Em 25 de março, nosso destaque foi para um projeto apresentado por uma estudante da UFRN que combate atos de violência contra idosos no transporte público. O projeto teve uma grande aceitação na comunidade acadêmica, que o levou a ser apresentado na sede da ONU, nos Estados Unidos. Veja a matéria completa AQUI.
Também foi destaque na segunda-feira, em nível nacional, uma matéria veiculada em uma revista de circulação nacional que faz um comparativo de como se pode viajar entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro de ônibus e avião. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Terça-feira: No dia 26, às vésperas do vencimento das carteiras de estudante em Natal, mostramos a fiscalização que o SETURN e a SEMOB estão fazendo juntas nos ônibus do sistema municipal para coibir o uso indevido do documento – a fiscalização já apreendeu cerca de 300 carteiras. Clique AQUI e saiba mais informações sobre a fiscalização.
Em nível nacional, destacamos um estudo do IPEA, que mostrou que as obras de infraestrutura não estão solucionando o problema da mobilidade urbana e do transporte público no Brasil. Clique AQUI para conhecer mais detalhes do estudo.
Quarta-feira: A capital do oeste voltou a ser destaque no dia 27. Destacamos a movimentação dos moradores de Mossoró para saírem da segunda maior cidade do RN no feriadão da Semana Santa, usando a rodoviária. Leia a matéria completa AQUI.
Já o nosso destaque nacional ficou para um acidente que aconteceu na cidade de Atalaia, em Alagoas. Na ocasião, um ônibus que fazia o trajeto Rio de Janeiro/Guarabira (PB) caiu de uma ponte após colidir em outro ônibus que trafegava próximo. Uma pessoa morreu e cerca de 30 ficaram feridas. Veja AQUI a matéria completa, com detalhes do acidente.
Quinta-feira: No dia 28 de março, demos destaque para um fato corriqueiro em Natal: a prorrogação da validade das Carteiras de Estudante. Em entrevista a uma emissora de TV, o secretário adjunto da SEMOB, Clodoaldo Cabral, anunciou a prorrogação da validade do documento, que venceria amanhã, para 30 de abril. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Nacionalmente, a quinta-feira trouxe um pouco da história da empresa cearense Guanabara. Mostramos no UNIBUS RN um pouco da história da empresa, que completou 20 anos em 2012, mostrando o que os ônibus da gigante cearense já passaram para chegar aos seus destinos. Veja AQUI mais informações e fotos.
Sexta-feira: No dia 29 de março, feriado nacional, novamente a situação da Jardinense foi destaque no UNIBUS RN. Desta vez, mostramos que a fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, reforçada por conta do feriado prolongado, parou um ônibus da empresa, que apresentava problemas mecânicos e denúncias de superlotação. Veja AQUI a matéria completa.
Já no Rio Grande do Sul, mostramos a novidade da encarroçadora Comil, que, junto com uma empresa de ônibus de Porto Alegre, montou um grande centro de serviços na capital gaúcha. Com investimento de R$ 1 milhão, a empresa, que recebeu o nome de BusTOP, irá atuar no mercado de ônibus da região Sul do País. Veja AQUI mais informações.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que termina neste sábado.
A primeira editoria a ter atualização nesta semana, publicada na segunda (25), foi o Garagem.com apresentou seu editor interino: Rossano Varela (O titular, Thiago Martins, ficará ausente por 30 dias, por motivos particulares). E, em seu primeiro texto, Rossano fala da atual situação do DER, órgão que gere o transporte intermunicipal do RN. O texto completo pode ser lido AQUI.
No dia 29, foi à vez do Editorial UNIBUS RN, que mostrou como está aumentando a dupla função dos motoristas. Em linhas de alta demanda, eles também atuam como cobrador, gerando diversos problemas para os usuários. Para ler o texto completo, clique AQUI.
Por Andreivny Ferreira