A instalação do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR) – faixas preferenciais, utilizadas por ônibus, veículos do transporte complementar e táxis, separadas das outras por linha contínua azul – na Avenida Bezerra de Menezes pode ter melhorado o fluxo no trânsito, mas, acarretou prejuízos para os comerciantes daquela área. Muitas lojas estão fechadas. Basta observar ao se passar pela via a quantidade de locais com placa de “aluga-se”. A falta de estacionamento é a principal queixa.
Por outro lado, os órgãos de trânsito explicam que, com a requalificação do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), foram retirados os estacionamentos já irregulares antes da instalação das faixas preferenciais, e mantidos apenas os regulares.
As vendas, de acordo com alguns dos comerciantes, caíram entre 30% e 80%. “Os clientes não vêm mais porque não têm onde estacionar. As vendas diminuíram cerca de 80%. Este mês está sendo o pior. Muitos precisam estacionar no shopping e se arriscar a passar pela avenida. Temos muitas clientes de idade, é muito perigoso”, contou a vendedora de uma loja de roupas femininas, Nilvânia Barreto. “Já chegamos até a pagar o estacionamento para os consumidores”, acrescenta.
O gerente de farmácia Luiz Cézar Batista de Souza disse que o medo de levar multa fez o fluxo de consumidores diminuir. “As vendas caíram 40%, as pessoas têm medo de serem multadas na hora que for preciso usar a faixa preferencial para fazer a conversão”, afirma.
Fernando Cézar é gerente de um estabelecimento especializado em informática que, diferentemente de muitas lojas, possui estacionamento. “Não sentimos e não tivemos a diminuição do fluxo de clientes porque temos vagas para eles estacionarem. As faixas melhoraram e organizaram o trânsito”.
Projeto: Está em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei que visa modificar a localização das faixas preferenciais para as duas faixas mais próximas do canteiro central da Avenida Bezerra de Menezes.
A presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara, vereadora Tamara Holanda, informou que a votação talvez aconteça na próxima semana. “É para melhorar a mobilidade urbana da cidade”, acredita.
A assessoria de comunicação da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que os veículos podem utilizar a faixa preferencial quando para conversão ou acessar o estacionamento permitido. Explicou ainda que o fluxo melhorou depois das faixas serem liberadas. “Não existe mais disputa entre ônibus e carros pequenos”.
Ainda conforme o órgão, entre uma parada de ônibus e outra, a distância máxima é de 200 metros. E, entre as paradas similares, a distância máxima é de 600 metros.
De acordo com o diretor de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos de Cidadania (AMC), Acelino Araújo, o projeto segue o Plano Diretor regulamentado pela Lei Federal do Plano de Mobilidade Urbano, que informa que as vias devem estar disponíveis para fluir o trânsito, e não para estacionar. “O intuito é melhorar, também, a circulação dos pedestres. Os estacionamentos que eram em cima da calçada foram suprimidos e criamos mais vagas nas vias secundárias”.
As multas, segundo ele, são aplicadas somente no caso de estacionamento proibido. Quem usar as faixas preferenciais ainda não é multado. “As câmeras de monitoramento estão identificando os infratores e, em 30 dias, inicialmente, estaremos enviando uma notificação de advertência. Só depois, por volta de 90 dias, é que vamos, efetivamente, multar”, explica.
Tempo: Após a implantação BRS-FOR na Av. Bezerra de Menezes, conforme a Etufor, a velocidade operacional dos coletivos aumentou de 12 Km/h para 23 Km/h, e o tempo de viagem foi reduzido praticamente pela metade na maioria dos horários. Segundo dados da Divisão de Monitoramento do órgão, linhas que costumavam gastar 30 minutos passaram a utilizar apenas 15 ao trafegarem no trecho.
Foto: Kléber Gonçalves (Diário do Nordeste)
Fonte: Diário do Nordeste