A recalibração do tempo semafórico, supressão de sinais de três tempos e até a implantação de canteiros e extinção de retornos são algumas medidas de curto prazo que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) está estudando para dar mais fluidez no trânsito e, principalmente, melhorar o fluxo do transporte coletivo de Natal. De médio prazo, a Semob já tem um projeto elaborado para criação de vias de mão única em, pelo menos, oito ruas de bairros centrais ligando, principalmente, as Zonas Oeste e Leste da Cidade.
O secretário municipal adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro da Silva, disse que o projeto de implantação desses corredores de trânsito já foi pré-aprovados no Ministério das Cidades, mas ainda está sendo avaliada a questão do financiamento necessário às obras, da ordem de R$ 104 milhões, junto à Caixa Econômica. “Se não sair vamos fazer por etapas”, disse ele.
Walter Pedro informou que a previsão é de implantar mão única na Avenida Coronel Estevam (antiga Avenida 9) no sentido da Avenida Rio Branco, no trecho da avenida Lima e Silva até a Avenida Cordeiro de Farias, na Ribeira. O retorno de mão única contemplaria a rua dos Canindés até a Lima e Silva.
Outro trecho de mão única entre as Zonas Leste e Oeste contempla a a Rua São José no sentido de Lagoa Nova, enquanto o retorno seria pela Rua Romualdo Galvão, a partir da confluência com a Rua Norton Chaves até o Tirol. Já no sentido Norte e Sul e vice-versa, a Semob estuda transformar em mão única as Avenidas Amintas Barros e Antônio Basílio. “Também estamos estudando a mão única para as Avenidas Jaguarari e Xavier da Silveira”, disse Walter Pedro.
Ele explicou os projetos preveem obras de recapeamento, de acessibilidade e construção de paradas de ônibus, mas se não for possível a liberação de recursos federais pelo PAC 2 e a sua execução e término para o fim de 2014, a prefeitura vai executá-los, parcialmente, até o fim deste ano com as pinturas de nova sinalização horizontal e vertical, como placas de trânsito e a criação de faixas semi-exclusivas para ônibus. “Os automóveis”, explicou Walter Pedro “não poderiam trafegar na faixa do transporte coletivo, mas poderão sair ou entrar nas outras ruas”.
As faixas semi-exclusivas atenderiam o fluxo de transporte coletivo das avenidas Coronel Estevam, Prudente de Morais e Hermes da Fonseca/Salgado Filho, que estão passando por revisão do tempo semafórico, a exemplo das avenidas Bernardo Vieira, Ayrton Senna e Romualdo Galvão.
Com informações: Tribuna do Norte