SEMOB muda locais de paradas de ônibus nas Avenidas Mário Negócio e Tomaz Landim

Com relação ao transporte coletivo, algumas medidas pontuais estão sendo tomadas, segundo o secretário municipal adjunto de Transportes, Clodoaldo Cabral, para melhorar o fluxo e dar mais comodidade aos usuários. Esse foi o caso do escalonamento de paradas de ônibus entre as ruas Mário Negócio e Tomaz Landim, que dão acesso à zona Norte da cidade, a partir das Quintas.

Clodoaldo Cabral disse que entre 16h30 e 19 horas dos dias úteis, a Semob colocou fiscais e “amarelinhos” para controlar a passagem de pedestres no largo da Urbana, bem como transferiu para um ponto mais distante a parada de ônibus que existia próximo a um sinal de trânsito da Tomaz Landim.
Cabral explicou também que a Semob vai recuar a parada de ônibus que existe quase na esquina da Mário Negócio com a Tomaz Landim, porque alguns ônibus têm de fazer inversão à esquerda para saírem embaixo do viaduto e isto termina engarrafando trânsito naquele trecho. Outra medida que já vem sendo executada e estudada é o redimensionamento de linhas. “Não adianta que alguns ônibus circulem cheios de usuários e outros não”, disse ele.
O coordenador de projetos do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Nilson Queiroga, opina que algumas medidas de curto prazo podem ser implementadas pela Prefeitura, que melhorariam bastante o fluxo dos ônibus, começando pela criação de faixas exclusivas em avenidas como Hermes da Fonseca, Salgado Filho, “porque a pintura horizontal e a sinalização vertical não tem alto custo”.
Para Queiroga, outra coisa importante é a diminuição dos sinais de três tempos. Segundo ele, um exemplo prático do que atrapalha a fluidez do transporte coletivo, foi a colocação de um semáforo na descida da Tomaz Landim antes da ponte de Igapó, onde, anteriormente, existia uma passarela. Segundo Queiroga, um equipamento que podia ser construído em Natal é o túnel de passagem para pedestres, que, segundo eles, são mais práticos do que passarelas. “Pode-se criar galerias comerciais, banheiros e as pessoas ainda ficariam protegidas da chuvas e do sol”, disse ele.
Um exemplo do quanto vem diminuindo o tempo de circulação dos ônibus, segundo Queiroga, é a linha 33 (Planalto/Praia do Meio – Via Av. Prudente de Morais). No segundo semestre de 1995, quando a linha foi implantada, fazia-se 100 viagens com dez carros, mas, agora, o número de viagem aumentou para 108 e o de ônibus subiu para 18. Segundo Queiroga, a relação km/h varia de acordo com a linha, mas no caso da 33, o percurso feito é de 14,73 quilômetros por hora, enquanto outras linhas são de 17,5 km/h e em outras épocas foi entre 20 e 25 km/hora.
Com informações: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo