Os usuários das linhas de ônibus dos conjuntos Abolição, Boa Vista e Belo Horizonte estão indignados com retirada de circulação de alguns carros. A medida foi efetuada pela empresa Cidade do Sol, desde a última segunda-feira, 11. Segundo a empresa, foi retirado um ônibus de cada linha. Dessa forma, a linha Abolição agora conta três carros, a Boa Vista tem dois e a Belo Horizonte somente um.
Com a decisão da empresa, as principais reclamações dos usuários dizem respeito ao tempo de espera e a superlotação dos ônibus que restaram. A dona de casa Márcia de Souza disse que precisou esperar 30 minutos por um ônibus da linha Abolição. “Aumentou muito o tempo de espera. É um sacrifício passar tanto tempo esperando um ônibus, a gente acaba se atrasando, sem contar que eles quebram muito”.
No momento em que a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense estava no terminal, um carro da linha Abolição estava passando por um conserto no local porque estava com um problema no freio. Aos usuários, coube somente reclamar pela medida.
A estudante Maiara Alves também passou por um constrangimento na manhã de ontem, quando precisou utilizar a linha Belo Horizonte. “O ônibus já era lotado, principalmente no horário em que os estudantes vão para a Uern (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). No entanto, dessa vez foi um verdadeiro martírio. O ônibus estava superlotado. Tinha gente ao lado do motorista, nas escadas, um verdadeiro constrangimento”, afirma a estudante.
Maiara Alves também reclama do tempo de espera. “O tempo de espera já era 30 minutos, agora é, no mínimo, uma hora. A medida é um absurdo porque a linha precisava de mais carros e não de menos”, destaca.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexandre Lopes, a empresa não comunicou a medida à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM). “Vamos entrar em contato com a empresa para saber o motivo da diminuição dos ônibus”, esclarece o secretário.
Linhas haviam passado por ajuste no final do ano passado: No final do ano passado, quatro linhas de ônibus da empresa Cidade do Sol, que atendem os bairros Boa Vista, Belo Horizonte, Abolição e Paredões, foram alteradas. A situação foi normalizada após reunião entre a empresa e a Prefeitura.
Na ocasião, o secretário Alexandre Lopes afirmou que o motivo da empresa para as alterações era o período de férias e a consequente redução de passageiros nessas linhas de ônibus.
O setor de transporte também apresentou uma série de reivindicações que ficaram de ser analisadas pela Prefeitura. Entre as reivindicações está o aumento das tarifas e a regulamentação da legislação que rege os taxistas e mototaxistas.
Fonte: O Mossoroense