As obras de reestruturação do túnel de Neópolis, iniciadas no dia 14 de janeiro não foram concluídas dentro do prazo 30 dias previsto anteriormente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT). A nova previsão de conclusão das obras é para o final do mês de abril, quando a viga danificada após a colisão de um caminhão, que compõe a estrutura do túnel e preocupa quem passa pela via, será removida e trocada por uma nova.
Segundo informações da assessoria de comunicação do DNIT, o atraso nas obras se deu por problemas com o fornecimento das vigas a serem repostas. “Foi necessário adiar o procedimento em mais 60 dias porque a empresa que detinha os moldes para confecção das vigas que serão repostas não existe mais. Por isso, foi preciso contratar outra prestadora para preparar as mesmas. Pois a parte de estrutura tinha que ser substituída, mas nos mesmos moldes das anteriores”.
Como a empresa anteriormente responsável pela confecção das vigas não existe mais, o órgão contratou uma empresa de São Gonçalo do Amarante, que pediu 60 dias para confeccionar a viga. Enquanto isso, as obras de manutenção do pavimento continuarão a ser realizadas com a limpeza do túnel e de áreas adjacentes, conservação da faixa de domínio, sinalização e com a operação tapa-buraco no local.
O túnel já foi pintado e a iluminação do local também foi recuperada, deixando os motoristas que passam pelo acesso um pouco mais seguros, já que a falta de iluminação era uma das maiores preocupações de quem passa pelo local. No entanto, todos reconhecem que ainda há muito o que fazer.
Para o taxista Vilmares Araújo, além de reformar o túnel é preciso abrir mais ações de acesso. “Faz muitos anos que não é feita manutenção nesse túnel, mas pelos menos já colocaram iluminação. Agora falta o principal que é ajeitar esse teto quebrado, pois temos medo que a qualquer momento ele desabe. Além disso, deveriam abrir outra via de acesso ao túnel, na estrada de barro paralela à BR, pois descongestionaria o trânsito”, disse o taxista.
O túnel de Neópolis na BR-101 é considerado o principal retorno para Natal e também dá acesso mais rápido aos bairros de Pirangi e Nova Parnamirim, por isso o fluxo de veículos é bastante intenso durante todo o dia. Por sua localização, rapidez e facilidade de acesso, muitos motoristas, que vêm dos bairros de Cidade Satélite e San Valle, estão utilizando uma via ‘clandestina’ para chegar até o túnel. Trata-se de uma estrada de barro paralela à BR-101, que leva os motoristas até o retorno. No entanto, dentro de poucos dias essa passagem será fechada, pois o DNIT instalará tubos de concreto para impedir que esse caminho seja feito pelos motoristas, desrespeitando as regras.
A mudança, para muitos motoristas será um problema, pois a via beneficia a todos que vêm desses bairros, facilitado o rápido acesso ao túnel, como afirma o motoboy, Paulo Leão. “Eles vão fechar a passagem, mas o povo vai abrir de novo, porque é muito mais fácil vir por essa estrada do que passar quase 20 minutos para entrar na faixa da esquerda, que dá acesso ao retorno da Maria Lacerda. Eles deviam asfaltar esse trecho e não fechá-lo, pois esta seria a melhor opção para todos. Com isso, seriam menos carros esperando para fazer o outro retorno. Trabalho com entregas e por aqui é muito mais rápido”, disse Paulo Leão.
As obras de reestruturação e intervenção na estrutura do túnel de Neópolis serão realizadas nos finais de semana pela empresa CSN Ltda., sempre nos sábados e domingos, das 6h às 18h, período no qual o trânsito ficará interrompido, pois o túnel será fechado. Já na BR-101, o trânsito não será interrompido em nenhum momento e os motoristas deverão utilizar o retorno da avenida Maria Lacerda em seus deslocamentos.
Foto: José Aldenir (Jornal de Hoje)
Fonte: Jornal de Hoje