Do projeto abstrato às pistas concretas. Após quatro anos do lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento “PAC Copa do Mundo”, é assim que, em breve, sete cidades brasileiras, que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, poderão resumir os longos meses de investimentos na moderna, eficiente e sustentável mobilidade urbana tão sonhada pelos brasileiros.
Desde 2009, o Governo Federal já disponibilizou R$ 51 bilhões para a infraestrutura do transporte público e da mobilidade urbana de forma geral. Os recursos foram disponibilizados por meio dos PACs Copa do Mundo, Mobilidade Grandes Cidades e Mobilidade Médias Cidades. Hoje, parte dessa verba está sendo utilizada na implantação de corredores exclusivos de ônibus e sistemas rápidos de ônibus, os conhecidos BRT (Bus Rapid Transit).
Até 2014, a previsão é de inaugurar cerca de 250 quilômetros de novas linhas de BRT nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Até 2016, 25 cidades brasileiras estarão com o foco na implantação desses sistemas que prometem revolucionar a mobilidade urbana nessas cidades e inspirar outras cidades a investirem nessa solução.
No total, serão 113 projetos, sendo 53 de BRT com 697 km de extensão e 60 de corredores exclusivos, que somarão 575 km. Juntos, esses projetos totalizam 1.272 km de vias para os ônibus circularem livres e com eficiência. Serão nove mil veículos BRT, operando em 442 estações e 60 terminais. Tudo isso em benefício de mais de 57 milhões de brasileiros.
Com informações: Embarq Brasil