O vereador de Natal Luiz Almir e o senador Paulo Davim, ambos do PV, junto ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, do PMDB, e o deputado federal João Maia, do PR, uniram forças e conseguiram o compromisso do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, de que projetos importantes para melhorar o fluxo viário na Grande Natal ficarão prontos em breve. A comitiva se reuniu com Ernesto Fraxe na manhã desta quarta-feira, em Brasília.
Entre as trechos na Grande Natal que receberão atenção especial do Dnit estão os problemas estruturais da Ponte de Igapó e reivindicações da recuperação do túnel de Neópolis (BR 101), construção das passarelas da Av. Tomaz Landim, no bairro de Igapó, e, as passarelas do Complexo Viário do Gancho, para desafogar o trânsito da entrada de São Gonçalo do Amarante e dar maior fluidez ao trânsito na BR 406 naquelas áreas.
“São projetos muito importantes para a nossa cidade e o nosso Estado. Como poderemos ter um aeroporto de porte internacional como o de São Gonçalo, um dos maiores do mundo, sem resolver esses problemas de acesso? Essa união política valeu muito e conseguimos o compromisso de que tudo será analisado”, questionou o vereador Luiz Almir.
Segundo o parlamentar natalense, Ernesto Fraxe foi sensível a todos os pleitos apresentados pela comitiva potiguar e, inclusive, entrou em contato, na frente dos políticos, com a direção regional do Dnit, cobrando os projetos. “Mostramos fotos da situação local, inclusive, com matérias d’O Jornal de Hoje ilustrando a situação de deterioração desses pontos. Assim que viu, Fraxe ficou surpreso e deu um ‘puxão de orelhas’ forte na direção local”, destacou Luiz Almir.
O vereador do PV revelou ainda que a direção local do Dnit explicou que esses projetos estavam em andamento, mas ainda não havia ficado prontos devido a questões burocráticas. “Fraxe afirmou que iria resolver esse aspecto burocrático o mais rápido possível e cobrou urgência na elaboração dos projetos. Afirmou que queria tudo em 15 dias”, revelou Luiz Almir.
Segundo o vereador do PV, apesar de todos os pontos apresentados ao diretor-geral do Dnit serem graves, o da Ponte de Igapó é o mais sério. “Mostramos uma filmagem feita por baixo da Ponte que mostra sua estrutura totalmente comprometida, enferrujada. Em outros países as pontes precisam passar por manutenção de ano em ano, mas aqui a Ponte de Igapó está há mais de 50 anos sem receber uma mão de cal”, ironizou Luiz Almir.
Reta Tabajara: Segundo o deputado federal João Maia, que foi representando a bancada potiguar na Câmara nessa reunião, o diretor do DNIT comunicou que o projeto de duplicação da Reta Tabajara, uma de suas principais reivindicações dos moradores da Grande Natal que utilizam aquele trecho diariamente (devido a insegurança da pista), está concluído, e que o DNIT vem fazendo todos os esforços para inseri-la no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fonte: Jornal de Hoje