Com estrutura visivelmente danificada, as obras de recuperação do túnel de Neópolis, localizado na BR-101, estão atrasadas. Com isso, os motoristas que passam pelo local continuam convivendo com a insegurança gerada no principal retorno para Natal. A reforma teve início no dia 14 de janeiro e o prazo para conclusão das obras era de 30 dias.
No entanto, até hoje os motoristas que passam pelo local não percebem nenhuma mudança. Uma das principais vigas continua quebrada, se desmanchando cada vez mais, as ferragens ainda estão descobertas e enferrujadas e a areia continua se acumulando na pista, podendo provocar acidentes por derrapagem.
A única melhoria para os motoristas que passam a noite pelo túnel é em relação à iluminação. Mas para eles, ainda há muito o que fazer, como afirma o auxiliar administrativo Ronilson Rocha. “Eles fizeram pouca coisa para o que prometeram, pois até agora só pintaram as paredes e colocaram um pouco de iluminação dentro do túnel. Melhorou para quem passa por aqui de noite, mas o perigo maior, que é a estrutura do túnel ainda não foi arrumado e nós temos medo de que algum acidente sério aconteça por causa disso”, disse Ronilson.
Quando anunciou as obras, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit/RN) afirmou que a recuperação da estrutura e da manutenção do pavimento seriam feitas por etapas, aos finais de semana, começando pela remoção e execução da viga danificada. Posteriormente, seriam feitas a limpeza do túnel e de áreas adjacentes, iluminação, conservação da Faixa de Domínio, a sinalização e a operação tapa-buraco no local.
Apesar dos danos na estrutura do túnel de Neópolis, o local não está interditado e devido ao acesso que dá a diversos bairros da cidade, o fluxo de veículos é muito intenso no local durante todo o dia. O tráfego intenso fez com que populares criassem uma via ‘clandestina’, que é uma estrada de barro usada para facilitar o acesso ao túnel para os motoristas que vêm dos bairros Cidade Satélite e San Valle. Apesar da irregularidade, muitos motoristas escolhem esse caminho e temem que após a reforma do túnel, o trecho seja interditado.
Para o marítimo Eliomar Espínola, além de reformar, é preciso abrir mais vias de acesso ao retorno. “O túnel não está nada bom, mas infelizmente ele é o único retorno rápido que temos. O outro é na entrada de Nova Parnamirim e já que muitas pessoas utilizam, a reforma deve ser feita com urgência. Em relação à estrada de barro que utilizamos para chegar até ele, ela é muito útil, pois facilita o nosso acesso sem precisarmos andar tantos quilômetros. Espero que não fechem essa estrada, mas sim que a regularizem”, diz o marítimo.
A empresa contratada através de licitação para executar as obras, foi a CSN Ltda., que receberá o valor R$ 97.359,94. A ordem de serviço foi assinada no último dia 2 de janeiro, mas ainda não há previsão para conclusão da reforma do túnel de Neópolis.
A reportagem do Jornal de Hoje procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes do Rio Grande do Norte (Dnit/RN) para maiores esclarecimentos quanto às obras, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Fonte: Jornal de Hoje