É o caso do Viaduto do Baldo. O período de interdição já se avizinha dos seis meses. O acesso permitido pelo equipamento amortizava o impacto no trânsito na área do Colégio Marista, na Cidade Alta, e ainda facilitava o acesso de quem trafega da Cidade Alta em direção a Prudente de Morais. A única novidade em torno da interdição é uma viagem do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, a Brasília em busca da liberação dos recursos necessários a obra junto ao Ministério da Integração. “Ele vai viajar na próxima semana para tentar a liberação dos recursos para reconstrução do viaduto e do canal”, afirmou o secretário de Obras Públicas do município, Rogério Mariz.
O custo necessário para resolver os problemas estruturais do Viaduto do Baldo é de R$ 1,3 milhão, mas não há prazo para iniciar a obra. O Viaduto do Baldo e os trechos das duas avenidas sobre o canal correm risco de desabar por conta do desgaste. A informação está no laudo elaborado, à pedido da Semopi, pelo engenheiro José Pereira, responsável pela avaliação técnica realizada no ano passado. O relatório apresentado à secretária mostra, além do trecho das avenidas, um viaduto cheio de problemas. São ferragens expostas por conta da corrosão do concreto, fissuras, juntas danificadas e um sistema de drenagem falho. Em alguns pontos, nasce vegetação no meio dos asfalto por conta do acúmulo de água na estrutura do viaduto. Além disso, uma fenda que, em 2008 tinha 10 centímetros, aumentou de tamanho, atingindo 14,5 centímetros.
Com orçamento reajustado em mais de 70%, o Governo do Estado lançou no início de fevereiro o aviso de licitação para construção das obras do Pró-Transporte. O projeto terá investimento total de R$ 97 milhões, dos quais R$ 15 milhões serão destinados a desapropriações de áreas e imóveis na região. Em 2005, quando a obra foi financiada pela primeira vez, a previsão era de um custo na ordem de R$ 57 milhões.
A concorrência está marcada para o dia 22 de março e a expectativa é de que as obras comecem na primeira quinzena de maio. “A obra foi totalmente reestruturada e atualizada em termo de preço”, destacou a secretária de Infraetrutura do estado, Kátia Pinto. O planejamento de execução da obra prevê um prazo de 24 meses, incluindo uma janela de seis meses para liquidação dos processos de desapropriações.
O Pró-Transporte foi planejado pela Prefeitura do Natal, em 2004, com o objetivo de desafogar o trânsito na Zona Norte da capital. De nove intervenções previstas, foram concluídas pelo Executivo municipal a duplicação da Avenida Itapetinga e o viaduto da Avenida das Fronteiras. No fim de 2011, a obra passou a ser de responsabilidade do Governo do Estado. Se tudo ocorrer como prevê o Governo do Estado, as primeiras intervenções começam na primeira quinzena de maio.
A construção da nova Roberto Freire é outro projeto que promete grande benefício à população e sob gestão do Governo do Estado. Um dos entraves ao início dos procedimentos necessários para contratação da empresa responsável pela obra foi resolvido nesta semana. A migração do projeto da matriz orçamentária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa para o PAC da Mobilidade foi publicado na edição de quarta-feira do Diário Oficial da União.
“Agora o processo está sendo formalizado. Estamos cuidando da parte jurídica para publicar edital”, explica a secretária de infraestrutura, Kátia Pinto. A expectativa o projeto comece a ser executado em 30 dias. A primeira etapa de intervenções percebidas e que afetarão o dia a dia da população potiguar será a reestruturação das vias municipais que auxiliarão no posterior desvio do tráfego de veículos da avenida Engenheiro Roberto Freire.
Fonte: Tribuna do Norte