O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (Dnit/RN) prorrogou o prazo de conclusão das obras de reparo no túnel de Neópolis. De acordo com o superintendente do órgão, Ézio Gonçalves, foi necessário aditar o procedimento em mais 60 dias porque a empresa que detinha os moldes para confecção das vigas que serão repostas não existe mais e foi preciso contratar outra prestadora para preparar as mesmas. “A parte de estrutura tinha que ser substituída, mas nos mesmos moldes das anteriores. A empresa contratada não existe mais, então tem uma em São Gonçalo do Amarante que faz essa viga, mas pediu 60 dias para tanto”, afirmou Ézio.
De acordo com ele, a viga que será reposta não é de ordem estrutural, o que garante a segurança do local. As obras no túnel de Neópolis começaram na segunda quinzena de janeiro. Na primeira semana foi feita a parte de limpeza, capinação e instalação do canteiro de obras. Os trabalhos de intervenção na estrutura serão feitos nos finais de semana pela empresa CSN LTDA, mas Ézio Gonçalves explicou que durante o carnaval o local será liberado para tráfego. A obra está orçada em R$ 98 mil.
Ézio Gonçalves dos Reis havia informado que os reparos no túnel de Neópolis seriam feitos em quatro finais de semana, começando no dia 19 de janeiro com conclusão prevista para 09 de fevereiro. A nova previsão é abril. “Será sempre nos sábados e domingos, das 6h às 18h. Nesse período o trânsito ficará interrompido, pois o túnel será fechado. Já na BR-101, o trânsito não será interrompido em nenhum momento”, disse Ézio Gonçalves dos Reis.
Segundo ele, uma opção para quem utiliza o túnel de Neópolis será pegar o viaduto de Ponta Negra e avenida Ayrton Senna. O trabalho de recuperação estrutural consiste na remoção da viga danificada e colocação de uma nova e de outras locais avariados. Além da sinalização, limpeza da faixa de domínio, recapeamento do asfalto e pintura.
Com relação a iluminação do local, o superintendente do Dnit disse que essa ação não é de responsabilidade do órgão. Sem manutenção, a estrutura do túnel de Neópolis há tempos dá sinais de desgaste. Uma das vigas sob pista de rolagem da BR 101 está se desmanchando, as ferragens estão totalmente descobertas e já enferrujam pela ação do tempo e das chuvas. O principal retorno para Natal e caminho que dá acesso aos bairros de Nova Parnamirim e Pirangi é também um ponto que sofre com a falta de iluminação e buracos ao longo da via.
Foto: Magnus Nascimento (Tribuna do Norte)
Fonte: Tribuna do Norte