Pró-Transporte: Primeira obra retomada será na Moema Tinoco

Através do Proinveste, programa de financiamento criado pelo BNDES para aumentar a capacidade de investimento dos estados, o Rio Grande do Norte conseguiu a liberação de R$ 365,8 milhões e só vai começar a pagar em 2015. A primeira ação será a continuidade do Pró-transporte, que há oito anos está parado. Ontem, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (SIN) lançou o edital de licitação para a obra, e as propostas serão abertas no dia 22 de março. As intervenções devem ser iniciadas ainda neste semestre.
Com o dinheiro na mão, a ex-pectativa é de que o Pró-transporte, com apenas 13% das obras concluídas, recomece a andar. O projeto de infraestrutura está parado desde 2005. O projeto vai receber R$ 50 milhões do Proinveste. “A Caixa Econômica Federal tem garantido R$ 45 milhões. O restante era o dinheiro que faltava para fazer as obras”, contou a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto.
A primeira etapa do Pró-transporte a ser executada, com 9 quilômetros de extensão, será o Eixo Moema Tinôco, informa a secretária de Infraestrutura Kátia Pinto. Esta intervenção contempla a construção de um viaduto logo após a ponte Forte-Redinha, com alças viárias para as Avenidas João Medeiros Filho e para a Rua Conselheiro Tristão, na Praia da Redinha. Nesta rua, que há 20 anos aguarda pavimentação, ainda será construído um pontilhão sobre o Rio Doce. A intenção é facilitar o acesso à estrada de Genipabu.
Em seguida, a Avenida Moema Tinoco será duplicada até o entroncamento com a BR-101 Norte. Estão previstas obras de giratórios que servirão de acessos ao futuro Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Ao longo do trecho, serão feitas intervenções para reconstrução de calçadas e instalação de ciclovias e de estações para o transporte público.
O Eixo das Fronteiras, que contempla a Avenida de mesmo nome, terá 6 km de extensão. As obras neste trecho já contam com 13% de ações finalizadas. É ali que está instalado um viaduto, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, entre as Avenidas Fronteiras e Senhor do Bonfim. Esta foi a primeira e única ação finalizada do Pró-transporte até agora.
Com três alças de acessos construídas, o viaduto necessita ainda de outro acesso para alcançar a Avenida Tocantínia, no bairro de Potengi. Para isso, parte de uma escola estadual será desapropriada para a finalização do trecho. Segundo Kátia Pinto, a instituição de ensino também será reformada.
A Avenida das Fronteiras terá seis faixas de pista. Ela segue até o chamado Gancho de Igapó, na Avenida Tomaz Landim, onde o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) irá construir um viaduto. Ainda de acordo com Kátia Pinto, a obra conta com os recursos empenhados, e deve custar R$ 12 milhões. Este será o acesso do Pró-transporte às ações de mobilidade da Copa de 2014.
Ainda será construída uma faixa exclusiva de ônibus ao longo dos dois eixos. A obra contempla a construção de 11 km de ciclovias e reforma de 20 km de calçadas. Também serão instaladas 56 paradas de ônibus e outros 56 semáforos ao longo dos 15 km extensão do projeto viário.
Com início dos trabalhos, as obras devem resultar em impacto no fluxo viário da Zona Norte. Entretanto, estes prejuízos foram minimizados pela secretaria estadual de infraestrutura. “Teremos trechos interditados, sim, mas não haverá malefícios. Em todas as etapas iremos construir novas vias e deixar o fluxo nas já existentes. Por exemplo, na Avenida das Fronteiras, temos duas faixas e iremos construir outras quatro. Iniciaremos pelas estruturas novas e depois reformaremos as restantes”, explicou Kátia Pinto.
Fonte: Novo Jornal

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