Parte das melhorias para segurança do trânsito de veículos na avenida Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim, deve ser executada de maneira integrada com todos os órgãos públicos envolvidos nessa questão, é o que diz o engenheiro da Coordenadoria de Operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), Mizael Gadelha Neto. Ele vê como solução para reduzir os problemas de fluxo a implantação de uma via única.
Mizael chega a dizer que “o ideal também era a criação de mais espaço físico” na avenida Maria Lacerda Montenegro, porém, como isso não é possível, as ações de trânsito para aquela área sempre serão paliativas. Segundo Mizael Gadelha o que é da competência do Detran já está sendo providenciado, como a substituição do controlador de tráfego do semáforo instalado no entrocamento da avenida Maria Lacerda Montenegro com a avenida Olavo Montenegro, que ao invés de cinco fases, passará a ter mais uma, chegando a seis.
“O equipamento”, disse o engenheiro, “já está sendo programado eletronicamente e talvez seja instalado ainda esta semana”. Gadelha admitiu que o foco luminoso do sinal, que não mostra uma seta indicativa de virar à direita ou à esquerda, dependendo do sentido de quem segue para a avenida Ayrton Senna ou vem da avenida Olavo Montenegro com destino à rodovia federal BR-101, também será mudado.
Ele reconheceu a necessidade de se colocar placas para melhorar orientar os motoristas, embora ache que esse tipo de sinalização não é tão premente, porque “o que é permitido não é proibido”. No caso, exemplificou ele, se não existe nenhuma placa avisando que não é permitida a inversão, é porque o motorista pode fazer a manobra para esquerda ou direita.
Já a respeito da colocação de um semáforo no cruzamento das ruas Candelária e Ielmo Marinho com a avenida Maria Lacerda Montenegro, Gadelha informou que desde 2009 existe um projeto do Detran prevendo a instalação do sinal, mas isso depende da realização de obras, que já foi solicitada e ainda não executada pela Prefeitura de Parnamirim, de adequação viária (projeto geométrico), como a construção de uma jardineira (barreira de proteção) de um poste que existe próximo a um posto de gasolina, além de construir e prolongar os canteiros das três artérias, a fim de evitar que os motoristas usem áreas de escapes ali existentes.
Com relação a instalação de um semáforo no entroncamento da avenida Ayrton Senna com a Maria Lacerda Montengro, o engenheiro do Detran disse que esse tipo de solicitação é feita diretamente ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), que é responsável pelo gerenciamento da via. O secretário municipal de Obras Públicas de Parnamirim, Naur Ferreira da Silva, informou não ser de seu conhecimento que tenha chegado à prefeitura alguma solicitação do Detran no sentido de realizar adequações viárias nas imediações do Boulevard.
Mas, ele disse que, mesmo a competência de gestão da avenida sendo do DER, as obras necessárias para a instalação do semáforo serão feitas pelo município de Parnamirim. Segundo ele, o prefeito Maurício Marques determinou que, independente de quem seja a competência, “iremos passar por cima de tudo isso”, para que a população não termine pagando pelos prejuízos.
Naur Ferreira deu o exemplo das paradas de ônibus da avenida Maria L. Montenegro, “que o DER não colocou nenhuma”, apesar do transporte coletivo lá ser interestadual, por abranger dois municípios. Segundo ele, o DER ainda não enviou cópia do convênio que estabelece a quem cabe a gestão do trânsito da avenida Maria Lacerda Montenegro.
Foto: Emanuel Amaral (Tribuna do Norte)
Com informações: Tribuna do Norte