Garagem.com: Filho ilegítimo

Uma empresa de Campina Grande (PB) tem chamado à atenção dos especialistas de ônibus de roda a região – até mesmo de todo o Brasil, já que o caso é muito obvil! Trata-se da Campina Grande Transportes, que está adequando sua frota a pintura de uma empresa bastante conhecida na Paraíba – a TransNacional, e que tem a mesma pintura aqui em Natal, com a Santa Maria. Para começo de conversa, vale lembrar que aquela pintura foi originada da montadora CAIO, no lançamento de seus veículos. Várias empresas Brasil a fora gostaram e apenas fizeram modificações – como mudança nas cores, largura e posição das listas, etc. – que lhes acharam convincentes.

Acontece que a empresa passou a utilizar esta identidade visual no ano passado – e não desde o lançamento das pinturas pela CAIO, ainda nos anos 70, e como comumente fizeram a maioria das empresas que ostentam esse padrão de pintura em suas frotas. No caso da Campina Grande Transportes, a situação é ainda mais incomum de se ver: sua pintura anterior também era semelhante à outra empresa do Nordeste – a Tabosa, de Caruaru (PE). A pintura da Tabosa, por sua vez, também foi originada na montadora CAIO – também serviu de base para lançamento de seus ônibus. O que chama ainda mais atenção na empresa campinense é a utilização de cores extremamente semelhantes ao das outras empresas – Tabosa e TransNacional/Santa Maria.


E que tal complicarmos um pouco mais essa história toda? Eis que a empresa resolveu aparecer com mais um padrão de pintura na cidade! Este, logicamente, seguiu a regra das outras pinturas, mas a base veio de uma cidade mais longe: é a pintura padrão da cidade Uberlândia (MG). Desta vez, não disfarçaram em nada! Confesso que acho que esta empresa se daria bem aqui por Natal – que também vive um período de mudanças de pinturas em algumas empresas, considerado por muitos dos especialistas, como sem necessidade, uma vez que mais dia menos dia a licitação chegará, e certamente trará consigo uma pintura padronizada para o sistema. Essas mudanças só representam gastos e mais gastos! Ainda mais num período de crise, como reconhecidamente as empresas de transporte vivem atualmente.

De qualquer maneira, já que é carnaval, tema melhor não poderia haver! Aproveitem os dias restantes da folia!

Testando

Falando nas empresas do Grupo A. Cândido, uma das tantas (comenta-se que são 27 ao todo – dados sem confirmação) fez sua renovação de frota com um produto, pasmem, da concorrência! Isso por que o grupo é reconhecido pela sua fidelidade com a Mercedes-Benz – possuindo, inclusive, concessionárias da marca nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Mas a recente compra da baiana TransLíder foi com o chassi da Volkswagen, o 17-230 OD.
E por mais incrível que pareça, esse não é o primeiro. Em Campina Grande, a empresa Nacional tem, além de Volks, carros da marca Scania em sua frota. Será que essa diversificação de chassis chegará às empresas urbanas do grupo em Natal? A conferir!

Thiago Martins
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo