Josenilson Rodrigues. Certamente você, caro leitor, já ouviu falar neste nome. Talvez tenha lido sobre ele ou alguma reportagem que ele tenha produzido. Josenilson é um dos maiores especialistas em ônibus do Rio Grande do Norte. Foi um dos precursores do hobby no estado. Atualmente, responde pelo portal Busão de Natal – que semelhante ao UNIBUS RN, consagra-se como um grande portal especializado em transporte no RN. Seu site mantém parcerias com diversas empresas de ônibus e entidades ligadas ao transporte, possuindo, inclusive, portais a ele filiados. Além disso, Josenilson produz e revende miniaturas de ônibus e é funcionário de uma das empresas de transporte da capital.
O histórico profissional – assim podendo ser considerado – totalmente relacionado ao sistema de transporte contemporâneo local, pouco adiantou para que Josenilson fosse personagem de um dos maiores mal entendidos da história da busologia no Brasil. Na última terça-feira (05), Josenilson recebeu, em seu local de trabalho, uma citação judicial, alegando que ele participou do movimento ‘Revolta da Busão’, ocorrido em Natal mês de agosto de 2012, quando houveram protestos contra o aumento da tarifa – que foi revogada – e seguidamente, o fim da integração temporal (passe livre). Na ocasião, dois ônibus foram queimados e outros depredados. Alguns manifestantes foram presos.
Pelo blog especializado no tema, assim como no Unibus RN, a cobertura dada por Josenilson Rodrigues em seu site para o caso foi ampla. Justamente por isso e principalmente pelo nome de seu portal (Busão de Natal), foi entendido que aquele era um meio divulgador do movimento, em uma ação em que a União está movendo contra os possíveis idealizadores dos protestos (entidades estudantis) – mesmo sem Josenilson, reconhecidamente, nunca ter participado de qualquer ato de manifestação ocorrido; muito pelo contrário, pois suas ações (tão semelhantes à de qualquer outro busólogo e/ou portal) foram de se opor totalmente às manifestações envolvendo o embate com o transporte, por entender, racionalmente, que o diálogo é sempre mais viável.
O caso do busólogo, visto até como cômico por muitos, foi destaque ontem no site Via Certa Natal, onde ele afirmou que está com medo do desenrolar do caso, temendo, inclusive, ter sua imagem arranhada. Josenilson também já procurou a defensoria pública e aguarda as próximas etapas do julgamento.
De todos que fazem o Unibus RN, desejamos nosso total apoio para que este mal entendido possa ser resolvido o quanto antes e a imagem de uma pessoa séria, que tem construído sua história dentro da história do transporte do Rio Grande do Norte alimentado pelo gosto no tema transporte, continue a brilhar.
E por mais que nada possamos fazer, se não expor os fatos, declaramos todo nosso apoio neste momento e nos deixamos abertos para o que for preciso. Conte conosco, Josenilson!
Equipe UNIBUS RN