A empresa de transporte rodoviário tornou-se um negócio super rentável a partir da construção de cidades e ocupação de áreas cada vez mais distantes dos grandes centros. Com este crescimento exacerbado da área urbana, as pessoas tem as necessidades específicas de locomoção e um dos meios de transporte mais utilizados pela maioria é realmente o transporte rodoviário.
Todo meio de transporte possui seus pontos positivos e negativos, como os táxis, que possuem um grande conforto em relação ao transporte rodoviário, mas é bem mais custoso e não compensa para grande parte da população que o utiliza todos os dias para ir ao trabalho, por exemplo.
Enquanto os aviões e navios são meios de transporte usados para grandes distâncias, as motocicletas e carros fazem o transporte individual de pessoas com grande conforto, porém tem o componente carteira de motorista e os custos para aquisição dos veículos que, geralmente, pesam no bolso do consumidor.
O ônibus é então um grande aliado das pessoas e para fazer uma empresa de transporte rodoviário o empreendedor deve dispor de investimento inicial para os primeiros gastos e assim começar a lucrar com as passagens.
O setor da economia é o de prestação de serviços, mais conhecido como terciário e o negócio está relacionado ao transporte de passageiros. Como o comando público está intimamente relacionado com o intinerário de cada linha e existe até concorrência em relação a certas empresas, muitas decisões e responsabilidades cabem mais ao Estado do que propriamente da vontade do dono do negócio. Os Governos Estaduais continuamente estão privatizando as empresas de transporte urbano, o que gera muita lucratividade e mobilização de dinheiro.
Mercado: A competição vem chegando como um novo desafio para as empresa de transporte rodoviário que antigamente monopolizavam certos trechos do país, e as regras impostas pelos órgãos públicos é que realmente começaram a fazer este tipo de controle, já que quase 96% do fluxo de passageiros utilizam os ônibus como forma de transportes nas ligações entre estados e municípios.
Ainda hoje, vemos algumas empresas que tem um tipo de monopólio e são as únicas a fazerem certos trechos, o que vai sendo modificado continuamente.
Com a competição acirrada, o empreendedor tende a ficar alerta com a possibilidade de desistência do negócio, mas embora seja uma grande quantidade de empresas que investem no setor, há muitas pessoas querendo se locomover todos os dias, o que quer dizer que ainda há muito espaço para gerar lucratividade e mobilização de dinheiro na empresa de transporte rodoviário.
Estrutura da empresa de transporte rodoviário: A estrutura de uma empresa de transporte rodoviário vai variar muito em relação ao tamanho. Frotas de ônibus extensas precisam de um grande aparato para desenvolver melhorias e manutenção, além de um grande estacionamento para comportar estes carros. O ideal é que a empresa comece suas atividades com um número pequeno de veículos e com o tempo expandir os serviços para evitar grandes fracassos.
Além desta área, deve haver um escritório para a parte administrativa e ali ficarão concentrados os profissionais que cuidarão de finanças, gastos, impostos e outras burocracias. Dependendo da complexidade, podem ser formadas verdadeiras equipes para conseguirem organizar as pendências da empresa de transporte rodoviário.
Os departamentos jurídico e pessoal são os que tem relação direta com os empregados e devem estar disponíveis para resolver as particularidades que os envolve.
Equipamentos: Os equipamentos básicos para formar uma empresa de transporte rodoviário incluem computadores, fax, telefone, móveis de escritório e principalmente os veículos (ônibus). Para comprar os ônibus, deve-se rever o orçamento e certificar-se da qualidade do material e durabilidade do produto. Não seria interessante investir em ônibus baratos demais que tenham pouca qualidade, já que podem deixar os passageiros sem seus serviços por conta de imprevistos como defeitos.
Mão de obra: O processo seletivo para contratar motoristas de ônibus deve ser rigoroso. Isso porque a vida de muitos passageiros estarão em jogo todos os dias a bordo destes veículos e toda a responsabilidade quanto a falhas que podem ocorrer acabam caindo sobre o dono da empresa.
Além disso, saber bem os caminhos da rota é muito importante para não perder clientes e o relacionamento com o consumidor é de real importância para assegurar a clientela da empresa de transporte rodoviário.
A empresa de transporte rodoviário tornou-se um negócio super rentável a partir da construção de cidades e ocupação de áreas cada vez mais distantes dos grandes centros. Com este crescimento exacerbado da área urbana, as pessoas tem as necessidades específicas de locomoção e um dos meios de transporte mais utilizados pela maioria é realmente o transporte rodoviário.
Todo meio de transporte possui seus pontos positivos e negativos, como os táxis, que possuem um grande conforto em relação ao transporte rodoviário, mas é bem mais custoso e não compensa para grande parte da população que seja utilizado todos os dias para ir ao trabalho por exemplo.
O ônibus é então um grande aliado das pessoas e para fazer uma empresa de transporte rodoviário o empreendedor deve dispor de investimento inicial para os primeiros gastos e assim começar a lucrar com as passagens.
O setor da economia é o de prestação de serviços, mais conhecido como terciário e o negócio está relacionado ao transporte de passageiros. Como o comando público está intimamente relacionado com o intinerário de cada linha e existe até concorrência em relação a certas empresas, muitas decisões e responsabilidades cabem mais ao Estado do que propriamente da vontade do dono do negócio.
Os Governos Estaduais continuamente estão privatizando as empresas de transporte urbano, o que gera muita lucratividade e mobilização de dinheiro.
Ônibus: Para longas distâncias ou não, os ônibus devem ser equipados com todo o aparato para garantia de uma viagem confortável e segura. Depois disso, pode-se investir em algum luxo que pode elevar o preço das passagens, como a incrementação com ar condicionado, cadeiras macias, televisor, banheiros e etc.
Porém, há uma grande necessidade de traçar o perfil das pessoas que estão utilizando os serviços da empresa de transporte rodoviário e ainda mais do trecho a ser percorrido, pois se for muito pequeno é mais provável a utilização de ônibus mais simples e rápidos fazendo o transporte.
Quanto à contratação dos funcionários relacionados a limpeza e manutenção, estes pode ser contratados da casa ou de outras empresas (terceirização) de modo a ficar mais fácil para a empresa de transporte rodoviário.
Fonte: Novo Negócio