Engenhbus: OF-1724 – o chassi 6 cilindros eletrônico da Mercedes-Benz

Depois de Alguns anos sem fabricar um Chassi com motorização de Seis Cilindros a altura do velho OF -1721, que teve sua produção interrompida em 2004, eis que a Mercedes-Benz nos apresenta o seu mais novo Chassi, o OF-1724.  Aliás, os primeiros dois chassis dessa plataforma adquiridos no nordeste são da Expresso Cabral, aqui do Rio Grande do Norte. E é dele que vamos falar hoje no “Engenhbus” de hoje.
Motor: O motor que equipa o Chassi é o OM-926 LA, de 7.2 Litros, eletrônico, Turbocooler, com unidades injetoras em cada cilindro, sistema de injeção com gerenciamento eletrônico, totalmente adequado à norma Proconve P7 / Euro V, com potência de 238 Cavalos a 2200 RPM. O Torque Máximo é de 86,7mkgf de 1200 a 1600 RPM. A Caixa de mudanças é a conhecida MB G 85-6, feita em alumínio com 06 marchas sincronizadas, de relação alongada, chegando a velocidade máxima de 113 km/h.
Suspensão, eixo e chassi: A suspensão dianteira do OF-1724 é composta por feixe de molas semielípticas, de amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora. Já a suspensão traseira também é de molas semielípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

Já o eixo dianteiro é do tipo punho, modelo MB VL 3 / 8 D-6,5, enquanto o eixo traseiro usa o modelo MB HL 4 / 060 D-10, tendo em sua carcaça central tubos com redução i=5,857 (41:7).

O quadro do chassi é do tipo escada, rebitado e o material empregado é o aço LNE 38.
Direção e sistema elétrico: A direção usada no OF-1724 é fabricada pela marca alemã ZF. É Hidráulica, no modelo 8097, com redução máxima de i(Máx)=20,6:1.
O sistema elétrico tem tensão nominal de 24 Volts, alternador de 80 amperes e bateria com capacidade de 170 Ah/ 2 x12 V.
Freios: O sistema de freios é composto por um sistema de tambor nas rodas dianteiras e traseiras a ar comprimido de dois circuitos com área de frenagem total de 5.437 cm², incluindo o regulador automático de freio.
Já os freios de estacionamento contem câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras e o Freio–Motor do tipo borboleta no coletor de escapamento (convencional), acionamento eletropneumático no assoalho.
Além disso, o OF-1724 usa o conhecido sistema “Top Brake” onde a válvula fica localizada no cabeçote, com acionamento eletropneumático, com válvula no assoalho conjugada com o freio motor convencional.
Volumes de abastecimento:
Tanque de Combustível: 300 Litros
Óleo no Cárter – Min/Max: Entre 23 e 28 Litros
Caixa de Mudanças: 09 Litros
Caixa do Diferencial – (Eixo Traseiro): 10 Litros
Direção Hidráulica: 3,5 Litros
Sistema de Arrefecimento: 37 Litros
Tanque de Arla 32: 35 Litros
Desempenho:
Caixa de Mudanças: MB G 85-6
Eixo Traseiro: MB HL4/060 D-10
Redução i=5,857 (41:7)
Pneus 275/80 R 22,5
Velocidade Máxima (km/h): 113
Capacidade Máxima de Subida com 17.000 kg (%) (Veículo em Movimento): 40
Pois bem, caro leitor. Hoje, mais um chassi foi destrinchado nos mínimos detalhes na coluna “Engenhbus”. Em breve, mais novidades serão mostradas na nossa coluna. Afinal, quem gosta de mecânica diesel, se liga no “Engenhbus”.
Por Fellipe Lima

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