Secretária admite que obras de mobilidade não ficam prontas até a Copa do Mundo

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina dos Santos, admitiu, nesta quarta (2), que as obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014, incluídas no Lote 1, não têm condições de ficarem prontas até o evento. A declaração foi dada durante a cerimônia de posse do primeiro escalão da Prefeitura do Natal, realizada no auditório da Reitoria da UFRN.

O Lote 1 inclui o trecho que vai da avenida Felizardo Moura até o final da avenida Capitão Mor Gouveia, prevendo a retirada da sede da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) para a construção de um novo viaduto.

“A gestão que se encerrou não fez nenhuma desapropriação, nem resolveu a questão da Urbana. Como não teremos tempo para resolver as desapropriações nem executar a obra completa até junho de 2014, vamos tentar salvar pelo menos uma parte do projeto que seja exequível nesse prazo”, explica Elequicina.

Segundo ela, a equipe técnica da Semob já se reuniu para estudar as mudanças necessárias. “Esperamos ter uma posição dentro de 15 dias”, estima a secretária.

Por outro, o edital de licitação para o Lote 2, que inclui o entorno da Arena das Dunas, poderá ser lançado ainda em janeiro, caso o orçamento da Prefeitura seja aberto. “A Semopi acaba de receber os projetos executivos e vamos passar para a fase de licitação”, informa Santos.

Detalhes: O primeiro lote das obas inclui o entorno do viaduto da Urbana, facilitando o acesso à ponte do Igapó e passando pelas avenidas Felizardo Moura, Industrial João Mota e Capitão-Mor Gouveia, até as proximidades da Arena das Dunas.

As vias serão requalificadas e ganharão ciclovias e corredores para transporte coletivo, para integrar o futuro Aeroporto de São Gonçalo do Amarante com a Rodoviária Nova, a Arena e a rede hoteleira.

Já o Lote Dois envolve diversas intervenções, como túneis e viadutos, nas confluências das avenidas próximas ao estádio, como Prudente de Moraes, Lima e Silva, Romualdo Galvão e Raimundo Chaves.

Contrato: O ex-prefeito de Natal Ney Lopes Júnior (DEM) e o superintendente da Caixa, Roberto Linhares, assinaram, em 21 de dezembro, o contrato para as obras de mobilidade urbana da Copa 2014, no valor de R$ 338 milhões, incluindo as obras dos dois lotes.

Fonte: Jornal de Fato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo