O Lote 1 inclui o trecho que vai da avenida Felizardo Moura até o final da avenida Capitão Mor Gouveia, prevendo a retirada da sede da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) para a construção de um novo viaduto.
“A gestão que se encerrou não fez nenhuma desapropriação, nem resolveu a questão da Urbana. Como não teremos tempo para resolver as desapropriações nem executar a obra completa até junho de 2014, vamos tentar salvar pelo menos uma parte do projeto que seja exequível nesse prazo”, explica Elequicina.
Segundo ela, a equipe técnica da Semob já se reuniu para estudar as mudanças necessárias. “Esperamos ter uma posição dentro de 15 dias”, estima a secretária.
Por outro, o edital de licitação para o Lote 2, que inclui o entorno da Arena das Dunas, poderá ser lançado ainda em janeiro, caso o orçamento da Prefeitura seja aberto. “A Semopi acaba de receber os projetos executivos e vamos passar para a fase de licitação”, informa Santos.
Detalhes: O primeiro lote das obas inclui o entorno do viaduto da Urbana, facilitando o acesso à ponte do Igapó e passando pelas avenidas Felizardo Moura, Industrial João Mota e Capitão-Mor Gouveia, até as proximidades da Arena das Dunas.
As vias serão requalificadas e ganharão ciclovias e corredores para transporte coletivo, para integrar o futuro Aeroporto de São Gonçalo do Amarante com a Rodoviária Nova, a Arena e a rede hoteleira.
Já o Lote Dois envolve diversas intervenções, como túneis e viadutos, nas confluências das avenidas próximas ao estádio, como Prudente de Moraes, Lima e Silva, Romualdo Galvão e Raimundo Chaves.
Contrato: O ex-prefeito de Natal Ney Lopes Júnior (DEM) e o superintendente da Caixa, Roberto Linhares, assinaram, em 21 de dezembro, o contrato para as obras de mobilidade urbana da Copa 2014, no valor de R$ 338 milhões, incluindo as obras dos dois lotes.
Fonte: Jornal de Fato