Retrospectiva 2012: O que aconteceu em março e abril

O ano está acabando. 2012 foi um ano significativo no que diz respeito ao transporte aqui no Rio Grande do Norte – protestos, insegurança, greves, venda de empresas, linhas novas… Enfim, muitos foram os fatos marcantes em 2012 no nosso segmento.

Por isso, até o dia 30, o UNIBUS RN traz uma série de matérias fazendo uma retrospectiva dos principais fatos do transporte potiguar neste ano. Nesta segunda parte, falaremos dos principais assuntos de março e abril.

Março: Após o carnaval, o ano começou definitivamente para o transporte potiguar, com vários fatos marcantes no mês de março.

No terceiro mês, os 60 ônibus novos que a Guanabara adquiriu para sua frota começavam a circular em Natal. Com uma nova identidade visual e nova forma de identificação do prefixo dos ônibus, os ônibus foram entregues em grande solenidade no ginásio Nélio Dias, no Gramoré, com presença de empresários, busólogos, curiosos e políticos – dentre eles, a então prefeita Micarla de Sousa.
Outro acontecimento marcante do mês de março foi um fato que não é registrado há alguns anos. Situação recorrente em Natal, a prorrogação da validade das carteiras de estudante não aconteceu, gerando muitas dúvidas e grande procura nos postos autorizados pela SEMOB para renovação do documento.
Ainda no mês de março, duas entrevistas do empresário Augusto Maranhão repercutiram bastante na sociedade. Em ambas, o tema foi a chamada “licitação metropolitana”, onde o empresário explica nelas uma proposta levantada pelos empresários para encaminhar ao DER e a SEMOB uma nova forma de se fazer a tão aguardada licitação do transporte público em Natal – desta vez, envolvendo os outros municípios da região metropolitana. Uma dessas entrevistas foi concedida ao UNIBUS RN.
Falando em empresário, uma empresa teve dois fatos marcantes em março. Em Parnamirim, a Trampolim da Vitória alterou o itinerário da linha A, que atende o Aeroporto, visando melhorar a circulação dos usuários da linha que a usam naquela cidade. Já em São Gonçalo, a Trampolim reativou a linha R, com uma alteração que beneficiou os moradores daquela cidade: deu-lhes a possibilidade de se locomover à Zona Sul de Natal, sem precisar usar um segundo ônibus.
Quem também esteve em evidência em março foi o Ministro da Educação. Aloízio Mercadante esteve em Natal para, na companhia de Rosalba Ciarlini, entregar aos prefeitos de várias cidades potiguares cerca de 100 ônibus escolares. A solenidade, que aconteceu no Centro de Convenções, foi bastante concorrida.
Porém, não só de alegrias viveu o transporte em março. Mesmo diminuindo, a onda de assaltos ao transporte público gerou uma situação inusitada, onde um ônibus foi assaltado por uma pessoa a cavalo, que ainda agrediu o motorista do ônibus alvo da ação com chicotadas.
Abril: O mês de abril, assim como o período anterior, também foi de muita movimentação e fatos marcantes no transporte potiguar.

O quarto mês do ano foi marcado por renovação na frota de três empresas de Natal. A Reunidas adquiriu seis unidades, encarroçadas no modelo Marcopolo Torino, com motor OF-1722, da Mercedes-Benz.

Da mesma forma, a Santa Maria também adquiriu alguns ônibus para sua renovação de frota naquele mês. Com as mesmas configurações dos veículos adquiridos pela Reunidas, a Santa Maria recebeu um lote de quatro ônibus para circulação nas principais linhas da empresa.
Já a Via Sul incorporou, em abril, dois ônibus seminovos para sua frota. Vindos do Rio de Janeiro, os veículos foram destinados às linhas que atendem aos bairros de Nova Parnamirim e Eucaliptos, em Parnamirim. O diferencial destes veículos (encarroçados no modelo Marcopolo Torino, com motor OF-1722, da Mercedes-Benz) foi a nova pintura implementada pela Via Sul, que tornara mais simples o padrão visual da empresa da família Flor.
No mês de abril, um grande impasse quase acabou com uma iniciativa louvável da Prefeitura. O PRAE, programa operado pelas empresas de ônibus para transporte gratuito de deficientes para consultas e hospitais, chegou a ser interrompido no começo do mês. Porém, no dia 27 de abril, a justiça determinou a volta das operações do programa.
Também no mês de abril, os usuários do Circular da UFRN ganharam mais um veículo para atender a demanda crescente de universitários e moradores do entorno do Campus. Com essa iniciativa, a linha passara a contar com quatro ônibus no sentido normal e dois no sentido inverso
Ainda em abril, a linha 46 (Ponta Negra/Ribeira – via Praça Cívica) teve suas operações repassadas para a Santa Maria. A Reunidas, então detentora da circulação da linha, repassou a sua empresa coirmã, inclusive, os 11 ônibus que faziam parte da frota da linha até então. Essa mudança persiste até os dias de hoje.
Por fim, no mês de abril, foi realizado mais um encontro oficial dos membros da comunidade “Ônibus Coletivo de Natal”. Realizado no dia 28 de abril, durante quatro horas o terminal rodoviário Severino Tomaz da Silveira, bastante movimentado por conta do início de feriado prolongado do dia do trabalhador, foi palco de diversas fotografias dos ônibus que ali estavam. Praticamente todas as empresas que operam na Rodoviária Nova tiveram veículos fotografados pelos vários busólogos membros que participaram do 8º Encontrão da comunidade.
E, por aqui, encerramos a segunda parte da retrospectiva 2012 do UNIBUS RN. Amanhã, falaremos dos fatos que aconteceram em maio e junho no transporte potiguar. Aguardem!

Por Andreivny Ferreira

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