Retrospectiva 2012: O que aconteceu em janeiro e fevereiro

O ano está acabando. 2012 foi um ano significativo no que diz respeito ao transporte aqui no Rio Grande do Norte – protestos, insegurança, greves, venda de empresas, linhas novas… Enfim, muitos foram os fatos marcantes em 2012 no nosso segmento.

Por isso, de hoje até o dia 30, o UNIBUS RN traz uma série de matérias fazendo uma retrospectiva dos principais fatos do transporte potiguar neste ano. E começamos com os dois primeiros meses do ano.

Janeiro: O primeiro mês do ano, que tradicionalmente é morno em todos os segmentos sociais, devido a vários fatores (principalmente ao veraneio e as férias de milhares de pessoas) foi bastante movimentado no transporte potiguar.

Neste mês, a linha 599 iniciou suas operações. Com um veículo circulando nessa linha, a comunidade do Leningrado (Planalto) passou a ter uma opção para se deslocar a outros pontos da cidade. A linha, que tem o seu terminal no bairro Guarapes, atende ainda as comunidades Monte Celeste, Santa Clara e Mangueiras, onde residem famílias que moravam das antigas favelas Via Sul, Peão, Detran, 8 de outubro, Luiz Gonzaga e Alagamar.

Ainda em janeiro, a insegurança tomou conta do transporte público em Natal. Ônibus e opcionais foram alvo constante dos bandidos, totalizando cerca de 40 assaltos contabilizados até o dia 25 daquele mês. No dia 25, os ônibus pararam por algumas horas pela manhã e a tarde; já os alternativos, no dia 27, pararam por uma hora. Os motoristas e cobradores de ambas as categorias pediam mais segurança para poder trabalhar. Por conta disso, um delegado foi designado exclusivamente para tratar desses casos, que geraram insegurança nos passageiros.
Falando em segurança, outra iniciativa proposta em janeiro foi à implantação do “Botão do Pânico” na frota de ônibus em Natal. Colocada em prática no mês de agosto, a iniciativa visava uma melhor ação da polícia para o combate aos assaltos e a outros casos de violência que envolvia os veículos. Em outra reportagem da nossa série, trataremos mais a fundo dessa tecnologia.
Saindo um pouco do assunto segurança, falamos de um assunto mais alegre. No mês de janeiro, três empresas de Natal tiveram suas ações compradas por grupos empresariais de Pernambuco: no início do mês, iniciou-se a administração do grupo Paulo Chaves nas empresas Guanabara e Oceano. O grupo controla, em Recife, as empresas Metropolitana e Caxangá, duas gigantes do transporte recifense; Já a Conceição vendeu, no primeiro mês do ano, 70% de suas ações para o conglomerado empresarial que, até então, administrava aqui no RN a empresa Trampolim da Vitória. Formado pelas empresas Itamaracá e Cidade Alta, o grupo passou a gerir também a empresa que possuía, até então, pouco mais de 100 ônibus e uma dezena de linhas.
E não foi só Natal que teve destaques nesse mês de janeiro. A segunda maior cidade do Estado também teve um assunto de destaque: A licitação de seu transporte público. No primeiro mês do ano, Mossoró lançou seu edital para licitar as linhas de ônibus da cidade, que hoje são operadas por três empresas. Ao longo da nossa retrospectiva, falaremos mais sobre o certame, que ainda rende muitas notícias sobre seu andamento.
Fevereiro: O mês da folia de momo também teve fatos marcantes para o transporte potiguar.
Um dos grandes fatos do transporte potiguar ocorreu em fevereiro. Neste mês, os 60 ônibus novos que a Guanabara adquiriu para sua frota começavam a chegar a solo potiguar. Com uma nova identidade visual e nova forma de identificação do prefixo dos ônibus, tal compra se notabilizou como a maior já feita por uma empresa na história do Rio Grande do Norte. Os veículos são encarroçados no chassi OF-1722, da Mercedes-Benz, e foram montados na atual versão do modelo Torino, da Marcopolo.
Quem também renovou sua frota em fevereiro foi a Parnamirim Field. No segundo mês do ano, a empresa adquiriu três unidades para a sua frota – todos encarroçados na nova versão do modelo Gran Via Midi, da Mascarello, e usando o chassi 17.230 EOD, com tecnologia V-Tronic, da Volkswagen.
Já em Extremoz, a Expresso Oceano reativava, em fevereiro, a linha que atende a uma das principais praias do RN. Naquele mês, a praia de Genipabu voltava a ser atendida pelo transporte público, com a reativação da linha que atende a praia. Porém, com mudanças: Ela só rodava até o conjunto Parque das Dunas, em Natal, onde o usuário, através do programa “Passe Livre”, fazia a integração com os ônibus daquele terminal, se locomovendo para qualquer ponto da cidade.
Saindo um pouco do universo do ônibus, o transporte ferroviário também estava em destaque em fevereiro. Um deslizamento de terra interrompeu, no dia 23, a circulação dos trens urbanos entre Natal e Parnamirim na altura do bairro Cidade Nova. Poucos dias depois, a circulação voltou ao normal.
Mas, a maior das novidades está nessa página. No dia 22 de fevereiro, o UNIBUS RN entrou oficialmente no ar, trazendo os principais destaques do transporte potiguar, nacional e internacional pra você (inclusive sendo destaque em vários sites e blogs). Com certeza, fazendo com que o transporte fique em evidência!
E, por aqui, encerramos a primeira parte da retrospectiva 2012 do UNIBUS RN. Amanhã, falaremos dos fatos que aconteceram em março e abril no transporte potiguar. Aguardem!

Fotos: Blog Fatos e Fatos, Tribuna do Norte e Diário de Natal
Por Andreivny Ferreira

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