Garagem.com: Já ‘tamo’ em Dezembro; meu Deus, o que é de nós?


Setembro passou;
Outubro e novembro;
Já ‘tamo’ em dezembro; meu Deus o que é de nós?

Assim falou Luiz Gonzaga, o rei do baião, que contou como ninguém a história dos nordestinos atingidos pela seca e que deixavam nossa região no sonho de uma vida melhor no sul do Brasil. Mas os tempos mudaram – não tanto, mas mudaram! – tanto nas questões envolvendo a seca no nordeste, quanto num tema que nos envolve mais: o transporte.

Já estamos em dezembro e nada da licitação de transporte público em Natal – aquela, que depois de tanto adiamento, era dada como certa ser lançada em agosto. Dessa vez, a não publicação se deve a um impedimento da justiça – que mantém o edital sob suspeita de favorecimento entre a prefeitura e a empresa escolhida para realizar os estudos da cidade e formular o edital. A situação, por si só, já é indefinida e com a mudança no legislativo – o prefeito eleito de Natal para os próximos quatro anos, Carlos Eduardo (PDT) – se torna ainda mais indefinida, pois não se sabe se o edital – uma vez liberado pela justiça – irá permanecer e ser válido – e ele o prefeito a realizar a licitação de transporte na capital, ou proporá um novo estudo, novo edital e toda burocracia que sempre convém.

Pegando gancho nas questões envolvendo o novo prefeito, é válido lembrar – como se fosse possível esquecer, aliás – das obras de mobilidade urbana da capital. É inadmissível continuarmos vivendo com o trânsito caótico que ai se encontra, sem que nada seja feito ao longo do ano. O atraso dessas obras, então, nem se fala! Das capitais que sediarão a copa do mundo de 2014, Natal foi à única que não começou nenhuma obra de mobilidade. Mas antes fosse qualquer desculpa relacionada à copa do mundo. As obras de mobilidade na cidade – e atrelado o investimento no transporte público – é uma necessidade! Trafegar em Natal, seja por qual meio for, é algo que parece que se torna a cada dia mais complicado.

E não menos importante – uma questão também totalmente atrelada a licitação de transporte e a mobilidade urbana – mas que certamente será vista como ‘secundária’ pelos políticos, é a nossa região metropolitana. Não nos cabe mais pensarmos em Natal como uma capital, sozinha – aliás, capital nenhuma! Nós é que estamos muito atrasados! Natal cresce ao lado de todas as cidades da nossa região metropolitana – Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo, Nísia Floresta, São José do Mipibu e Ceará-Mirim – e não há qualquer integração entre elas. Sou suspeito para falar, mas considero que o setor de transporte seja o mais prejudicado – tanto nas questões operacionais, devido os ônibus terem que circular em trechos específicos; quanto na falta de praticidade em serem necessários sistemas eletrônicos divergentes.

E se tratando de região metropolitana, a situação é bem pior; nem mesmo as áreas conurbadas de Natal – como Nova Parnamirim, Golandim, Cidade das Flores – dispõem de benefícios com o mesmo sistema eletrônico, como a integração temporal. É como se um favor estivesse sendo feito aos usuários de transportes daquelas áreas – justamente, como se já não bastasse, muitas vezes, não saber nem onde moram; Natal ou São Gonçalo? Natal ou Parnamirim? – resultado da falta de políticas públicas e ações na nossa região metropolitana. Que, como na música de Luiz Gonzaga, não precisemos se quer apelar pra março!

Pois bem,
Meu Deus, meu Deus!

Sujos

No Facebook, uma foto dos bastidores do último encontro da Expresso Cabral, realizado no último sábado, tem chamado à atenção.

No mais, mais uma vez amplos parabéns a Cabral pela compra!

Thiago Martins
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