“Daqui a 15 meses entregaremos o primeiro Veículo Leves sobre Trilhos a Natal, podendo entrar em circulação antes da Copa 2014”, prometeu o superintendente.
O transporte terá como meta aproveitar toda a rede ferroviária já existente atendendo todas as 22 estações, cerda de 56 km de trilhos. “Acreditar no VLT já não é mais uma ficção e sim uma realidade. A meta é implantarmos 12 VLT e 2 locomotivas”.
Cada veículo terá a capacidade de transportar 600 pessoas, sua organização será semelhante à de um metrô, com assentos preferências, ar-condicionado, acesso a cadeirante e circulará em uma velocidade de 40 km/h. Os VLTs pretendem a transportar diariamente cerca de 60 mil pessoas por dia, multiplicando por 10 o número de passageiros.
O superintendente também destacou a importância da implantação do novo transporte com o foco na modernização do estado. Atualmente as estações se encontram em um completo estado de abandono. Paredes, vigas e banheiros encontram-se degradadas. A rede elétrica é falha e das 4 locomotivas atuais, apenas 2 estão operantes.
Será necessária a substituição de todas as vigas e trilhos para a implantação. No entanto, João Maria declara isso ser um ponto positivo, pois o VLT é completamente compatível com atual rede ferroviária. Tantos no modelo dos trilhos quanto na largura dos segmentos. Há também 12 mil dormentes depositados no pátio á disposição da reforma.
Fonte: Nominuto.com