O terminal de Cajueiro Seco começará a operar com 13 linhas, sendo oito alimentadoras (que levam os passageiros das comunidades da região ao terminal), duas interterminais, duas circulares mais a linha TI Cajueiro Seco/Afogados. O espaço total de área construída é de 2,4 mil metros quadrados. O investimento para a construção do equipamento foi de R$ 4,1 milhões, oriundos do tesouro estadual. O equipamento, que fica no bairro homônimo, em Jaboatão dos Guararapes, permitirá que usuários de bairros próximos e do município vizinho, Cabo de Santo Agostinho, tenham novas opções de deslocamento para toda a Região Metropolitana.
O Terminal de Cajueiro Seco faz parte do projeto de integração da linha sul do metrô com os ônibus. Sua inauguração, prevista para o começo de 2012, foi adiada várias vezes pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). Vários motivos foram alegados, como a incapacidade dos trens do Metrorec de absorver toda a demanda do novo terminal, entre outros.
A solução encontrada foi aguardar a chegada do primeiro dos 15 novos trens que o Metrorec deverá comprar até 2014. Estando ele no Recife, o GRCT dá sinais de que vai colocar o Terminal de Cajueiro Seco em operação. Desde o começo da semana, estão sendo distribuídos panfletos nas proximidades do terminal, explicando aos usuários as mudanças que deverão acontecer nas linhas da região.
Outra novidade é que este terminal possui um bicicletário para facilitar ainda mais quem anda de Bike, pois elas poderão ser colocadas no próprio terminal e o ciclista pode então complementar seu trajeto de ônibus ou metrô.
As mudanças afetam também outros terminais integrados localizados na zona sul da RMR. O TI Aeroporto ganhará uma linha nova, a 161 – Brigadeiro Ivo Borges/TI Aeroporto. Já o TI Cabo, no centro do Cabo de Santo Agostinho, terá a linha 196 – Nossa Senhora do Ó/TI Cabo, fazendo com que os passageiros deste distrito do município de Ipojuca passem a integrar no SEI.
As linhas 150 Ponte dos Carvalhos/Prazeres, 130 Conjunto Marcos Freire/Boa Viagem, 194 Cabo/Porto de Galinhas, 163 Cajueiro Seco e 140 Cohab/Aeroporto serão extintas. Já a linha 185 Cabo continuará operando normalmente.
Já quem mora em Nossa Senhora do Ó e atualmente paga R$ 5,70 para ir ao centro do Recife vai passar a gastar apenas R$ 3,25, o equivalente ao anel “B”, com a integração da comunidade ao TI Cabo.
Fotos: Muribeca.com e Blog Meu Transporte
Com informações: Blog Meu Transporte e Maxi Ônibus Olinda