A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) abriu processo de licitação para contratar 28 Centros Integrados de Comando e Controle Móvel que irão integrar as ações para a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. Os centros são ônibus equipados com sistemas de comunicação, câmeras, Tecnologia da Informação e podem abrigar até seis profissionais.
“O centro móvel tem as mesmas capacidades do Centro Integrado de Comando e Controle fixo. Dessa forma, podemos ter a gestão de uma operação no local. Por exemplo, no caso da Copa do Mundo, teremos uma grande operação em toda a cidade, mas há pontos sensíveis, como nas Fan Fests, em que podemos deslocar um braço das ações para lá”, explica o secretário da Sesge, Jacinto Valdinho Caetano.
Os veículos poderão abrigar até seis profissionais e estarão integrados aos Centros de Comando e Controle fixos. “Se ocorrer algo mais grave, o centro fixo assume o comando da operação”, disse Caetano. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais terão três veículos, enquanto os demais estados que receberão partidas do Mundial de 2014 terão dois centros móveis.
O aviso de abertura do processo de licitação foi publicado na semana passada no Diário Oficial da União. A Sesge contratará a empresa que oferecer o menor preço e repassará os equipamentos aos estados. A abertura das propostas será em 30 de novembro.
Os recursos necessários para a aquisição dos centros de comando móveis estão previstos no anexo de segurança da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, publicado no último dia 19. Os veículos são um dos itens que compõem a ação de “aquisição de sistemas para a centralização das operações de segurança”, que totaliza R$ 682 milhões.
Fonte e imagem: Portal da Copa