E, uma das empresas globalizadas que vislumbrou isso foi a espanhola Irizar que acaba de aumentar a sua família de ônibus rodoviários de luxo com o lançamento do modelo i6. A Irizar é reconhecida pela qualidade e sofisticação de seus produtos, características de que têm influenciado positivamente a industrial nacional para melhorar também as carrocerias fabricadas no país.
O Irizar i6 será posicionado entre o Irizar Century e o top de linha Irizar PB. Segundo o gerente-geral de vendas da Irizar, João Paulo da Cunha Ranalli, o novo modelo irá brigar no mercado diretamente com o Marcopolo G7 (Paradiso), tanto no transporte de passageiros nas linhas regulares como no fretamento que exigir um ônibus mais confortável.
No painel, o motorista conta com uma tela “touchscreen” para o controle de diversos sistemas do ônibus. Os retrovisores contam com duas lâminas de espelho e os conjuntos óticos dianteiros e traseiros receberam iluminação em led, além de luz diurna. A iluminação interna, tanto de teto como de corredor, também é em led.
Internamente, o Irizar i6 pode contar com diversas confirgurações para o conforto e entretenimento do passageiro, como sistema wi-fi, conexão para iPod e similares, monitores integrados ao encosto das poltronas, som individual, sistemas de navegação e de vigilância, além de sistema de acesso de pessoas portadoras de dificiência física e purificador de ar.
Há opções de comprimento de 12 m (bagageiro com 10 m3 ou 11,2 m3), 13,2 m (10,5 m3 ou 11,53) e 14 m (14 m3 ou 16 m3).
A Irizar acaba de completar 15 anos de presença no Brasil, mas já conta com 120 anos de existência, iniciada em 1889, quando o visionário empresário deixou de fabricar apenas ferragens e rodas para produzir diligências e carruagens. Hoje, a marca está presente em sete países.
Fonte e foto: Transporte Mundial