A pequena atitude de grande repercussão aconteceu na noite do dia 18 de outubro. Elton, funcionário da empresa Trampolim, dirigia seu ônibus pela marginal da BR-101 quando avistou um ciclista parado fora do túnel que dá para o campus, sem conseguir atravessar a pista por causa do pesado tráfego da hora do rush. Enquanto todos os outros condutores ignoraram a bicicleta, Elton deu um sinal de luz, parou seu veículo e permitiu que o ciclista passasse, simples assim. A operação não durou mais que cinco segundos.
O que o motorista de ônibus não sabia é que John Araújo, 48, o ciclista em questão, havia gravado tudo em uma câmera que usa acoplada a seu capacete e conseguiu identificar o condutor ao informar o dia, horário e numeração do ônibus à empresa. Junto com seus colegas do Movimento Bicicletada Natal, John decidiu recompensar a gentileza do motorista com a placa.
A homenagem foi entregue a Elton no último sábado (17), em um café da manhã realizado na sede da Trampolim, que contou com a participação tanto de condutores de ônibus quanto de ciclistas. “Eu me senti honrado com essa placa. Muitos motoristas encaram o ciclista como um obstáculo. Sei disso porque eu mesmo pedalo para ir ao trabalho. É preciso que exista mais respeito no trânsito”, comenta.
Elton explica que sua educação no trânsito deriva do respeito que tem pela vida e destaca um evento particular que pauta seu comportamento como motorista de ônibus até hoje. “Foi quando eu fui fazer o exame prático para conduzir ônibus, há oito anos. Estava dirigindo em uma rua e vi uma velhinha querendo atravessar, mas julguei que era minha vez e passei direto. O instrutor do Detran disse que era para eu ter parado de qualquer jeito, pois o maior tem que respeitar o menor. Nunca mais me esqueci disso e passei a sempre ceder a vez para os pedestres, ciclistas e motoristas de carro”, conta.
Elton não é o único motorista da Trampolim que também é ciclista. Francisjilson Oliveira do Nascimento, 33, também costuma pedalar para ir ao trabalho e afirma que o respeito tem que vir tanto dos motoristas quanto dos ciclistas. “Assim como existem condutores de automóveis que não tem o mínimo respeito com quem anda de bicicleta, existem os ciclistas que não dão sinal e passam na frente dos automóveis sem avisar. Uma vez eu quase bati em um que passou na minha frente quando era minha vez de passar em um cruzamento. Esse tipo de encontro pela Bicicletada Natal é bom porque os dois lados podem se encontrar e entender os problemas uns dos outros”, aponta.
“Ficamos orgulhosos com a atitude dele (Elton). Nós queremos conquistar a clientela não apenas pela qualidade do equipamento ou o conforto dos ônibus, mas também pelo bom atendimento dos nossos motoristas”, assevera Rodolfo Viveiros, 40, diretor-executivo da empresa Trampolim. “Há algum tempo que estamos passando por um processo de reciclagem com os motoristas, com instrutores que ensinam conceitos de direção defensiva, econômica e de respeito com o passageiro, e a divulgação desse vídeo pode contribuir para a melhoria do nosso serviço”, aponta.
Fonte: Novo Jornal
Este exemplo deveria ser seguido por TODOS condutores de veículos motores.
Parabéns ao motorista!