Curiosidade: O Motel amarelo

Em diversos países, o termo motel tem um significado diferente. No exterior ele é associado a um hotel econômico destinado a automobilistas, e os quartos geralmente tem acesso direto ao estacionamento. Já no Brasil, além da hospedagem, os motés são conhecidos porque “as pessoas geralmente vão até ele com o objetivo de manter relações sexuais e não necessariamente para conseguir alojamento” Porém motel é uma contração das palavras motor + hotel. Então na verdade motel, são hotéis de beira de estrada aonde pessoas chegam motorizadas para pernoitar ou descansar em algum trecho de viagem para dar prosseguimento á viagem numa hora mais oportuna, já descansado para que se continue com mais atenção e segurança, previnindo acidentes. A diferença de hotel para motel é que hotel é o destino, o motel é o caminho para o destino da viagem. Ao viajarmos nas estradas do nosso país podemos ver vários motéis, utilizados muitos para um pernoite ou para se tratar de assuntos mais íntimos que não é o nosso assunto de hoje…
Em 3 de Março de 1971, o jornal estado de São Paulo, publicou uma matéria curiosa da Viação Itapemirim aonde ela dizia que os ônibus (Na foto retrata um monobloco O-355) eram motéis de primeira classe, pelo amplo conforto que era proporcionado aos passageiros que neles embarcavam. Foram feitos dois folders iguais, porém um com destinos da empresa, no qual constava a capital paraibana João Pessoa e outro sem os destinos, somente o texto ressaltando as “mordomias” que os seus ônibus ofereciam aos seus clientes.
A Viação Itapemirim era uma das empresas que mais investia em marketing para divulgar os serviços oferecidos. Inclusive comerciais na televisão eram vistos divulgando seus novos ônibus como foi o caso dos Tribus e monoblocos Starbus. Em breve estaremos postando mais curiosidades sobre esse curioso trabalho de merchandising que a Itapemirim fazia nos seus aúreos tempos!
E não se esqueça, motel não é só pra amar não, pra descansar uma viagem cansativa também.
Fonte e imagem: Ônibus Paraibanos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.