A Secretaria Municipal Municipal de Obras Públicas e Infraestrutra (Semopi) contratou o engenheiro civil, José Pereira, para fazer a perícia e o laudo do viaduto do Baldo, que está interditado desde o dia 04 de outubro. De acordo com extrato publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (06) o perito receberá R$ 40 mil pelo serviço.
De acordo com a titular da Semopi, Teresa Cristina Pires, a contratação do perito atende ao pedido do Ministério Público feito à Justiça. “Faz parte das determinações judiciais. Dentro da perícia ele vai apresentar os problemas e indicar como eles poderão ser resolvidos. O laudo será concluso”, disse a secretária.
O início dos trabalhos é imediato, segundo Teresa Cristina, e a previsão é que em 60 dias o trabalho seja concluído. Só depois desse período é que a Semopi poderá passar algumas programação com relação a obras no viaduto.
José Pereira é engenheiro civil, especialista na área de projetos estruturais e professor aposentado da UFRN. Ele foi o calculista responsável pelo antigo Machadão.
Questionada sobre um laudo feito pelo CREA/RN, a secretária disse que não recebeu nenhuma perícia do órgão a não ser a de 2009, que também foi contratada pela Semopi e feita por José Pereira.
Com relação aos transtornos provocados pela interdição do viaduto do Baldo, Teresa Cristina explicou que qualquer intervenção no trânsito gera algum problema. “Mas a população tem outras via alternativas além do viaduto. Quando interditamos, a Semob divulgou essas possibilidades. Toda intervenção urbana gera algum transtorno, mas esse transtorno é temporário e o benefício será permanente”, disse ela.
Alternativas: De acordo com a Semob, quem vinha da avenida Prudente de Morais e seguia pelo viaduto à procura dos bairros da Zona Leste, vai na avenida Monsenhor Walfredo Gurgel e seguir à esquerda pela rua Mermoz e dai pegar à direita pela avenida Deodoro da Fonseca.
A outra opção é entrar a direita, como já ocorre normalmente e seguir pela rua José de Alencar para sair na Deodoro, ou então virar à direita para pegar a rua Ceará Mirim. Os motoristas que vêm do Tirol e Lagoa Seca normalmente pela rua Régulo Tinoco devem seguir em frente.
Quem trafega no sentido contrário, Ribeira e Rocas, terá a opção da rua Governador Rafael Fernandes que liga o bairro ao Alecrim, além da opção pela avenida Duque de Caxias, Câmara Cascudo, Juvino Barreto ou Ulisses Caldas e Prudente de Morais.
As linhas de ônibus e opcionais dos municípios de Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Ceará Mirim que trafegavam na região fazem seus itinerários pela avenida Prudente de Morais até a avenida Alexandrino de Alencar.
Foto: Novo Jornal
Fonte: Tribuna do Norte