A Neobus, empresa fabricante de carrocerias de ônibus de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, vai apresentar ainda este mês o veículo rodoviário New Road – N 10. Trata-se de um ônibus de alta categoria, com itens de conforto e luxo e que vai disputar num segmento hoje dominado pela Marcopolo, com os rodoviários da Geração Sete – G7, seguida pela Comil, com a linha Campione.
O segmento de ônibus rodoviários de mais requinte para médias e longas distâncias tem despertado a atenção dos fabricantes por diversos motivos. A partir do ano que vem deve haver uma recuperação no setor de ônibus que em 2012 sofreu desaquecimento por conta das renovações antecipadas em 2011 pelos empresários que queriam aproveitar as últimas unidades mais baratas de tecnologia de redução de emissão de poluentes anterior.
Desde janeiro deste ano, está em vigor o Proconve P 7, conjunto de normas baseado nos padrões internacionais Euro V. Os ônibus e caminhões estão bem menos poluentes, mas com valor superior. Em 2013, as renovações de frota devem ganhar ritmo novamente.
Apesar de ainda ser uma incógnita, a licitação de linhas interestaduais e internacionais gerenciadas pela ANTT –Agência Nacional de Transportes Terrestres deve provocar uma procura maior por ônibus novos. Além de boa parte da frota de ônibus rodoviários ter idade alta, o que já exigiria uma renovação, a licitação estipula veículos de até 10 anos, com idade média de 05 anos.
As dificuldades econômicas da Busscar, de Joinville, desde 2008, que teve a falência decretada em 2012, representam também uma importante brecha no mercado. Ao lado da Marcopolo, a Busscar era a maior fabricante de ônibus rodoviários do País.
Outra fabricante de rodoviários, a Irizar, que possui ônibus de alta categoria, lançou na FetransRio (feira do segmento de transportes coletivos) o modelo i6 aumentando as opções no mercado de ônibus para viagens longas e médias.
A Neobus pretende se destacar pelo design e tecnologia inovadora. Atualmente, a empresa tem maior atuação nas áreas de micro-ônibus, fornecendo as carrocerias do modelo CityClass da Iveco, um dos produtos mais usados pelo Programa Caminho da Escola, e de urbanos, com o Mega e o Mega BRT.
O modelo Spectrum Road, de aplicações rodoviárias e de fretamento, não atendia plenamente a faixa a ser atingida pelo New Road N 10, que pode inclusive ser encarroçado sobre chassis de três eixos de grande porte.
Fonte e foto: Ônibus Brasil