Confira as novidades das frotas nordestinas em outubro

Muita coisa chegou para a frota das empresas nordestinas neste mês de outubro. Renovações constantes, que só ajudam na melhoria da frota das cidades beneficiadas e trazendo melhor conforto para os passageiros. Por isso, o UNIBUS RN traz um resumo do que as empresas adquiriram para suas frotas no antepenúltimo mês de 2012.

Rio Grande do Norte: A grande novidade do transporte potiguar foi a aquisição de dois ônibus seminovos pela Cidade do Natal. Um deles, o 2009031 (Marcopolo Torino G7 2009 – MBB OF-1722) foi mostrada aqui no UNIBUS RN.

Porém, outra novidade chamou a atenção: O novíssimo micro-ônibus adquirido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um exemplar da Volare, o W9, em sua nova versão. O veículo usa o chassi MA 7.9 da Agrale, na tradicional casadinha das montadoras gaúchas. O veículo, em única unidade, possui ar condicionado, elevador para cadeirantes e bancada acolchoada, sendo utilizado para o transporte dos alunos da UFRN para fins acadêmicos.
Paraíba: O maior grupo empresarial do ramo de transportes na Paraíba começou, neste mês, a adquirir veículos com a nova tecnologia de fabricação de chassis de ônibus – Euro V.

Para João Pessoa, três empresas compraram veículos com as novas normas que protegem o meio-ambiente: A Transnacional adquiriu duas unidades (0713 e 0724); Já a Reunidas, adquiriu uma unidade (08104); Há ainda a Santa Maria, também com uma unidade (06024). Todos possuem as mesmas características: São encarroçados no popular modelo Torino, da Marcopolo, e usam a nova versão do chassi OF-1721, adaptado para a tecnologia Euro V. Todos, em breve, estarão rodando nas ruas da capital paraibana.

Já em Campina Grande, a tecnologia Euro V também já está presente. A Transnacional incorporou à sua frota o veículo de prefixo 0708 – também montado no modelo Torino, da Marcopolo, e usa o chassi OF-1721 da Mercedes-Benz. O veículo está rodando há cerca de 15 dias na cidade.
Porém, a grande surpresa das aquisições paraibanas está no Governo do Estado, com a aquisição de um novo ônibus para a Polícia Militar. O veículo é o primeiro da tecnologia Euro V montado pela Volkswagen a circular no Estado. O ônibus que levará os integrantes da corporação é um Comil Versatile, montado no chassi 17.230 OD, da marca alemã, já com a nova tecnologia de emissão de poluentes.
Pernambuco: Acionista das empresas potiguares Conceição, Trampolim da Vitória e Barros, a Itamaracá continua renovando sua frota. Desta vez, mais uma unidade produzida pela gaúcha Comil é incorporada a frota da empresa de Abreu e Lima – desta vez, usa o chassi 17.260 EOD da Volkswagen, na configuração 6X2. O ônibus rodará nas linhas da empresa que fazem parte do programa SEI, nas linhas do serviço “Perimetral”.
Já a Borborema, maior empresa de ônibus pernambucana, também renovou sua frota, com variedade de modelos e motorizações. Para as operações rodoviárias e de fretamento, a empresa adquiriu ônibus produzidos pela Neobus (Spectrum City) e Marcopolo (Ideale 770 e Viaggio G7 1050). Os ônibus da Neobus e o Ideale, da Marcopolo, são destinados ao fretamento e são encarroçados no chassi 17.230 OD da Volkswagen; Já o Viaggio será usado nas linhas intermunicipais da empresa, e usa o chassi O-500 M da Mercedes-Benz.
Enquanto isso para as linhas urbanas, a gigante pernambucana faz mais uma renovação com a Neobus – até agora, oito unidades foram catalogadas. Dos veículos comprados, cinco usam o motor 17.230 OD, da Volkswagen, e rodam nas linhas do SEI, no serviço “Perimetral”.
Já os outros três veículos catalogados, até agora, usam a nova versão do chassi OF-1721 da Mercedes-Benz. Os três rodarão nas linhas do SEI, sendo dois nos itinerários do serviço “Perimetral” e um no serviço “Alimentadora”.
Ceará: A empresa Vitória, que faz itinerários na região metropolitana de Fortaleza, acaba de adquirir novos ônibus para sua frota. São quatro veículos, encarroçados no modelo Torino, da Marcopolo, e usam o chassi OF-1721 da Mercedes-Benz – já adaptado para o programa Euro V.

Alagoas: Após sete anos adquirindo ônibus com a casadinha Marcopolo/Mercedes-Benz, a Real Alagoas surpreendeu a todos com sua nova aquisição. Trata-se do veículo de número 1224, que é encarroçado no chassi 17.230 OD da Volkswagen e é montado no modelo Mega IV, da Neobus. De acordo com a empresa, é um veículo de testes, sendo único na sua frota.

Já no ramo rodoviário, a Real Alagoas também renova sua frota. Trata-se, até agora, de uma única aquisição – o Paradiso G7 1050 de prefixo 2101. O veículo será usado nas linhas interestaduais da empresa, que liga Maceió a cidades como Aracaju e Recife. É encarroçado com motor O-500 RS, da Mercedes-Benz.
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo