Eleições: Propostas dos candidatos para transporte e mobilidade urbana de Natal

A política de transporte e mobilidade urbana é o segundo tema da série “Propostas para Natal”, iniciada no domingo, 19. Nesta edição, os seis candidatos a prefeito de Natal, nas eleições de 7 de outubro, apresentam os projetos que defendem para melhorar o sistema de transporte, a malha viária da cidade e a mobilidade urbana. Entre os dias 1 e 6 de julho, a TRIBUNA DO NORTE publicou uma série de reportagem sobre os desafios que o novo administrador do município de Natal terá pela frente, e um dos temas foi exatamente o transporte e a mobilidade urbana.

Na série, especialistas ouvidos pela TN afirmaram que o sistema de transporte rodoviário está bastante defasado em relação às necessidades da capital e da região metropolitana, que hoje agrega mais de um milhão de habitantes, e tem um gerenciamento frágil. Nessa área, os especialistas são unânimes em afirmar que equacionar os gargalos da mobilidade urbana e atender bem, sobretudo, no setor de transporte público, é um dos maiores, senão o maior, desafio do próximo gestor.

Esses desafios exigem um planejamento integrado para a Região Metropolitana de Natal, que leve em conta os atuais tipos de transporte e a necessidade de definir uma proposta de política sistêmica, “que contemple o transporte em sua totalidade, incluindo outros modais”. A demora nos deslocamentos, os longos congestionamentos e a falta de acesso ao transporte, são problemas recorrentes, no atual modelo, e se agravaram, nos últimos anos.

Para se ter ideia, entre 2000 e 2010, a população de Natal cresceu 12,83%, enquanto o número de viagens diárias de ônibus, por exemplo, aumentou em apenas 2,17%, seis vezes menos. Com 322 mil veículos circulando nas ruas, Natal detém quase metade da frota de todo o Estado. Diante dos desafios elencados, os prefeitáveis enumeram soluções e propõem, além da restruturação do sistema de transporte, a reordenação da malha viária. A maioria promete fazer a opção, dentro do planejamento de mobilidade urbana, pelo transporte público de massa.  

CARLOS EDUARDO • PDT – No transporte é notório que estamos com problemas e temos como resolver isso. Temos como resolver através de túneis, de viadutos, com o BRT, com a faixa exclusiva de ônibus. Temos também o projeto do binário, que é extremamente importante. Nós pensamos em fazer, nas horas de engarrafamento, principalmente, de manhã e mais pra o final da tarde e início da noite, que as avenidas Hermes da Fonseca e  Prudente de Morais sejam mão única, em sentidos contrários. Os técnicos de nossa campanha estão estudando isso para saber com precisão qual a melhor maneira de executar esse binário. Tem também o Pro-transporte, da zona norte, que precisa ser resgatado, porque é um projeto que vai reestruturar a mobilidade urbana, toda essa área de trânsito e transporte na zona norte de nossa cidade, que é tão problemática. Então temos esses projetos e tenho toda a certeza de que vamos poder dar uma contribuição grande para fazer com que esse trânsito de nossa cidade não cause tantos transtornos e atrasos na vida das pessoas, como causa hoje. 

HERMANO MORAIS • PMDB – O transporte público é um direito essencial do cidadão, especialmente, aquele trabalhador, trabalhadora ou o estudante que não dispõe de um veículo próprio e precisa de um transporte eficiente, pontual e acessível. Infelizmente, nosso sistema deixa a desejar. Nós não temos veículos bem conservados, não temos a pontualidade, não temos à disposição da população transporte durante às 24 horas. Então, vamos garantir isso à população. Vamos recuperar toda a malha viária, que tem prejudicado e atrasado a vida do natalense, garantindo também corredores exclusivos para o transporte coletivo. Já temos hoje cerca de 300 mil veículos circulando na nossa cidade, e precisamos fazer uma política integrada, que tenha o transporte rodoviário, mas também inclua veículos leves sobre trilhos. Vamos fazer uma política integrada com a região metropolitana, buscando soluções pontuais para o trânsito, mas principalmente buscando a eficiência do transporte público. Precisamos realmente melhorar o atendimento à população nesse setor.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo