Romeiros potiguares mortos em acidente com ônibus em PE são sepultados

A missa de corpo presente dos cinco membros da mesma família que morreram num acidente de ônibus em Pernambuco foi marcada pela comoção. A dona de casa Izabel dos Santos Conceição, 73 anos, e os filhos Aída dos Santos Conceição, de 43 anos e Magno Heider dos Santos Conceição, de 59 anos, foram velados ao lado das netas da matriarca, Ana Aída Tomaz, de 19 anos e Clara Beatriz dos Santos Gomes, de sete anos de idade.

A celebração começou às 9h e lotou o Ginásio de Esportes de São Gonçalo do Amarante. Familiares e amigos compareceram à celebração e se emocionaram com as palavras do padre que conduziu a despedida. Mesmo feridos e ainda com curativos, os romeiros que estavam no ônibus junto com as vítimas também compareceram ao velório.

Após a missa, os corpos foram conduzidos para sepultamento no Cemitério de Igapó, na Zona Norte de Natal. A Polícia Rodoviária Federal enviou agentes em motocicletas para isolar o tráfego na Avenida Tomaz Landim durante a passagem do cortejo fúnebre. A população acompanhou o traslado dos caixões do ginásio para o cemitério a pé.

Os familiares e amigos mais próximos das vítimas preferiram ficar em silêncio durante o velório e não falaram com a imprensa. Entretanto, uma das professoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) da Zona Norte, Paulleanny Simões, confirmou que Ana Aída Tomaz, de 19 anos, uma das vítimas do acidente, estudava o curso de Eletrotécnica na instituição. “Está sendo muito difícil. Os amigos de turma e professores mais próximos estão muito abalados. Este é o último ano da turma e eles precisarão de acompanhamento psicológico”, comentou a professora.

Moradores lamentam mortes: Os moradores da Rua Borba Gato, Conjunto Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, estão chocados com a morte de cinco vizinhos, da mesma família, vítimas de um acidente na manhã deste domingo (14), na BR 101, em Goiana, a 60 Km de Recife. O grupo seguia a bordo de um ônibus, com outros 45 passageiros, em direção ao Santuário Mãe Rainha, em Pernambuco.

A organizadora da romaria era Izabel dos Santos Conceição, 73 anos, que morreu logo após o capotamento do veículo. Na vizinhança era conhecida como “Bezinha”, e segundo relatos, todos os anos promovia a viagem religiosa . “É uma tristeza muito grande. Dona Bezinha era muito querida. Estamos todos de luto. Ela sempre juntava os cristãos, era uma mulher muito religiosa, batalhava para propagar a fé em Deus”, contou emocionada a aposentada Josefa Matos, vizinha.
Izabel viajava acompanhada de dois filhos e duas netas, que também morreram no acidente. “É uma tragédia. Eu vi essa família crescer aqui. A menor, Clarinha, brincava tanto na minha porta. Um anjinho, de apenas sete anos se foi”, completa Josefa Matos.

A dona de casa Rosa Galdino, residente na vizinhança, contou ao G1 que a filha e a sogra estavam a bordo do ônibus, mas não tiveram ferimentos graves. “Graças a Deus, minha filha Rose não teve nada, só o susto. Ela e a avó passam bem. Estou muito abalada com esse acidente. O ônibus levava 50 amigos e parentes nossos. Eles saíram tão felizes para esta viagem. A volta estava marcada para às 18h deste domingo”, lamentou Rosa Galdino.

Rosa Galdino disse ainda que a maioria dos passageiros do ônibus foi liberada pela equipe médica que socorreu às vítimas. O grupo está voltando para o Rio Grande do Norte. “Minha filha está a caminho de casa, assim como os outros amigos. É rezar para que cheguem todos bem”, suplicou.

Prefeito lamenta acidente: Foi com um sentimento de tristeza que o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu a notícia do acidente envolvendo um ônibus de romeiros de Jardim Lola que seguia para Recife em uma excursão religiosa na madrugada deste domingo (14). No acidente, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas e cinco membros de uma mesma família faleceram. O ocorrido deixou o bairro de Jardim Lola em luto.

Assim que tomou conhecimento do fato Jaime lamentou o trágico acontecimento. “Lamento profundamente a morte dessas pessoas e esse terrível acidente que deixou tantas outras machucadas, ao mesmo tempo, que me solidarizo com as famílias. Externo o meu sentimento de pesar e desejo que Deus conceda aos familiares das vítimas o conforto necessário nesse momento de dor”, declarou.

Entenda o acidente: O acidente ocorreu com um ônibus de uma empresa de turismo que saiu de Natal com 50 fieis. O destino era a cidade de Paudalho, em Pernambuco. Eles iam para a Romaria de São Severino dos Ramos, quando por volta das 5h da manhã deste domingo (12), no KM-3 da BR-101, em Goiana-PE, próximo a divisa do estado, o veículo capotou. Segundo informações do Inspetor Cabral, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos cinco mortos, pelo menos 15 pessoas ficaram feridas.

O acidente teria acontecido devido a uma “incompatibilidade do trecho com a velocidade do ônibus”, explicou Cabral. No momento do acidente estava chovendo no local, o que, junto a velocidade (possivelmente acima de 60KM, limite do trecho) contribui para o fato. O registro de ocorrência da PRF consta como “saída de pista seguida de colisão com objeto fixo”, mas ainda não há informação se o objeto tratava-se de uma árvore ou um poste.

Fotos: Rafael Barbosa (G1 RN),  Bobby Fabisak (Jornal do Commercio / PE) e Thiago Alex (Ônibus Brasil)
Com informações: G1 RN e Diário de Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo